sábado, novembro 21, 2009

Dias de Humanos

   Ontem foi o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Data da morte de Zumbi, líder do que veio a ser o maior quilombo do Brasil,o Quilombo dos Palmares. Eu particularmente não entendo essas datas. Dia do negro, do índio da mulher...Não compreendo porque não existe o Dia do Galego de Olho Claro...
   Há muitos equívocos nos movimentos que defendem os interesses das minorias ou dos excluídos, quase sempre esses movimentos remontam ao extremismo e ao preconceito que eles dizem combater. O que dizer das primeiras feministas que perderam a sua feminilidade e falavam em palanques engrossando a voz?De modo parecido as entidades que levantam a bandeira afro disseminam um preconceito invertido que algumas vezes fica velado e em outras é escancarado em estampas de camisa do tipo: 100% Negro!
   Um cara muito em evidência hoje é o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, grande marqueteiro que é, acabou levando o Nobel da Paz, mas isso é outa história. Ainda nas disputas eleitorais a expectativa de um negro ocupar o cargo de presidente da maior potência política e econômica da atualidade era enorme. Muitos sonhavam com um negro na Casa Branca (perceberam o contraste?). Sonho enfim concretizado. Esse sonho um dia pertenceu a Martin Luther King, que partilhou com milhares de pessoas que o escutavam falar tais palavras em 28 de agosto de 1968:
“Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade. (...) Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje! (...) Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!”
Esse é o discurso que não visa fragmentar e sim unificar. Nunca veríamos Luther King com uma camisa 100% negro, talvez víssemos Hitler com uma parecida: 100% ariano! Mas o Reverendo King com certeza usaria uma em que estivesse escrito 100% Humano.
   Que nós tenhamos então a consciência de que todo os dias são dias de todos. A cada nascer do sol tenhamos o dever de congratular os nossos parentes, amigos e vizinhos com muito afeto e cordialidade. Não precisamos dessas datas. Precisamos sim é de uma dose diária de cortesia.Precisamos enfim nos conscientizarmos que somos iguais, irmãos e todos filhos de um Deus que ama até aqueles que não crêem em Sua existência. Somos humanos.


Um comentário:

  1. Concordo contigo... Vou ressaltar um fato um tanto recente, as cotas reservadas aos negros e pardos nas Universidades Públicas do País?!? Sistema d cotas? Pq? Negros e Pardos não são capazes ter o mesmo desempenho dos “brancos” ao prestar vestibular? Acho q esta na hora d rever conceitos, afinal é a educação pública q deveria sofrer reformas... Mas enfim... Creio q temos “istas” demais ao redor do mundo, comunistas, nazistas, machistas, feministas, racistas... Cheeeega!!!! Esse papo d “istas” já deu!!! Somos a imagem e semelhança d Deus, pq excluir, diferir o ser humano por sua classe, sua cor, sua religião?!? Diferença é cultura, e é o que nos torna especiais, mas perante a Deus somos todos iguais! Mas se temos que ser “istas” q sejamos todos apenas humanistas tementes a Deus!!!

    T adOoorOo ThiagOOoo

    BeiijOoos

    ResponderExcluir