domingo, novembro 15, 2009

Ser ou não ser? Quem é cristão?


   
   Senhoras e Senhores! Respeitável público! Começa agora, com exclusividade, o Grande Espetáculo. Estrelando o Pastor...não, Pastor já caiu em desuso...Estrelando o Bispo...também não, Bispo é uma classe sem prestígio...Estrelando o Apóstolo...acho melhor trocarmos o nome outra vez. Em vez de Apóstolo poderíamos chamá-lo de Messias II. Que tal?
   Parece brincadeira, mas não é. O assunto é mesmo muito sério. Fico me perguntando, às vezes, quando irá terminar essa banalização da fé. Aguardando com ansiedade a extinção desses impostores que se intitulam líderes espirituais. Existem muitos soltos por aí lavando dinheiro, passeando de lancha, construindo impérios midiáticos e adentrando os lares de milhões de pessoas. Não satisfeitos com o monopólio da madrugada, chegaram ao horário nobre da televisão.
   Apesar da aparência espiritualizada de alguns, da fala mansa e dos supostos milagres, não se deixe enganar. Peço, ou melhor, imploro para que você não cometa o gravíssimo erro ao afirmarem que tais homens são cristãos. O próprio Cristo nos alertou dizendo que nem todos que dizem “Senhor, senhor” agem de acordo com o que pregam, e por isso não são dignos de entrar no Reino de Deus.
   No Sermão do Monte, Jesus ensina ao povo qual o comportamento dos moradores desse Reino. Bem-aventurados os mansos, humildes e pacificadores. A estes o Reino lhes foi reservado. Tais palavras influenciaram o escritor russo Leon Tolstoi a desenvolver a doutrina da não-resistência: “Não resistais ao mal” (Mateus 5:39).
   O não reagir frente ao mal sem o uso da violência não implica em resignação. Não significa passividade em meio a qualquer tipo de injustiça. Temos como exemplos práticos na história, mobilizações que, sem empregar o uso da força, modificaram situações adversas e deram saltos significativos.
   Gandhi, ao ler a recém terminada obra O Reino de Deus está em Vós, de Tolstoi, saiu da Inglaterra e voltou para índia com a doutrina da não-violência. Essa foi a luta que sem armas, apenas a desobediência civil, tornou a Índia livre da colonização britânica. Mais adiante, nos Estados Unidos, o reverendo Martin Luther King, usou os mesmos princípios para acabar com as leis segregacionistas que prejudicavam a população negra. Ambos lutaram contra “um mal” sem requerer a prática da guerra. Alguns argumentam que o trabalho foi inacabado, pois os dois foram assassinados. Na Índia, após a morte de Gandhi, os confrontos aconteceram negando os princípios da não-violência e o território muçulmano virou um Estado altamente belicoso que é o Paquistão. E nos Estados Unidos, os negros ainda são descriminados e são a etnia em maior número entre os mais pobres. Isso é fato, eu até concordo, mas o legado que Gandhi e Luther King nos deixaram é impagável. Pois mostraram que é possível, e que só não deu segmento porque a própria violência calou esses homens. Mas Obama está aí para mostrar que se não fosse o Reverendo King e o movimento da não-resistência não teria um negro ocupando o cargo de chefe de Estado do país mais poderoso do globo.
   Diante disso, podemos com nitidez destacar o que é o Evangelho, exatamente mostrando o que ele não é. A inquisição medieval, as cruzadas, a imposição jesuítica e a intolerância puritana não estão associadas aos ensinos de Jesus Cristo e não possuem nenhuma relação com ele. As instituições religiosas denominadas cristãs agiram inúmeras vezes de maneira anticristã.
   Igualmente, esses “chacrinhas eclesiásticos” também não são e nunca foram representantes ou porta-vozes do Cristianismo. Não devemos retribuir a intolerância propagada por eles, assim em nada nos diferenciaríamos. Nossa atitude deve ser a de não dar IBOPE. Não xingue, não discuta e não argumente. Apenas evite assistir. Se de fato somos cristãos ou queremos ser, precisamos evoluir tanto espiritualmente quanto socialmente. Temos que vivenciar a moral absoluta do Amor ao Próximo. Mesmo que esse próximo seja um inimigo declarado. São Paulo já dizia que devemos considerar os outros superiores a nós mesmos, e não apenas nos importarmos com nossos problemas particulares. Quem é verdadeiramente cristão ama e é movido por amor. Será que o homem contemporâneo, capitalista e egocêntrico assimilaria essa doutrina? Que bom seria se isso fosse possível. Vivenciar a Regra de Ouro que diz que devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados (Mateus 7:12). Como o mundo seria diferente. O Reino de Deus ficaria bem mais evidente.
   Convertei-vos ou perecereis! Isso não é uma profecia que prevê o futuro. Apenas antecipa. Olhe ao seu redor e veja como a Terra agoniza. Problemas sociais e ambientais alimentados por uma humanidade que não se volta para o Deus de amor e que não é capaz de reconhecer aquilo que Jesus chamou de pobreza de espírito. Se reconhecêssemos aí sim, alquela oração tão repetida que diz “venha a nós o Vosso Reino” soaria não como uma ladainha, mas como uma verdade eminente. O Reino de Deus está em vós, isso se Deus estiver em vós.


“E não temais os que matam o corpo, mas que não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode destruir a alma e o corpo”.

Mateus 10:28

Um comentário:

  1. Com o desejo louco em criar e domar igrejas de forma fácil e lucrativa, muitas neopentecostais (e até pentecostais) têm se aproveitado dos jargões mais desgastados para atrair discípulos para si. São poucos os que contestam esses bordões, mas que cada crente analise e compreenda o que se ouve e prega nas igrejas espalhadas pelo país afora (At 17.11)

    Para se ter uma idéia, abaixo tem alguns desses chavões.

    1. O Espírito Santo está me revelando que existem ladrões nesta igreja que não entregaram seus dízimos. (sem noção)

    2. Quando você não entrega o dízimo na casa de Deus, Ele não tem compromisso financeiro com você.

    3. Quero que vocês dêem uma oferta especial para manutenção do nosso programa de rádio e TV, pois foi Deus quem mandou pregar na mídia.

    4. Ora em línguas aí, irmão.

    5. Deus está curando você, minha irmã, deste nódulo no seio que você nem sabia que tinha (assim fica fácil).

    6. Deus está operando poderosamente (deve ser o contrário de 'Deus está operando mais ou menos"...)

    7. Irmãos, Deus me deu revelação. Esse será o ano de Elias, de Josué, de Gideão, de João Batista....

    8. Abra a boca e profetize; as palavras têm poder.

    9. Hoje eu deixo de ser crente se Deus não operar um milagre. (Boa idéia)

    10. Incendeia tua noiva, Senhor.

    11. Sendo dizimista, você pode colocar Deus contra a parede.

    12. Quem tem um caroço em qualquer lugar do corpo, levante a mão que Jesus vai curar agora.

    13. Você que não dá o dízimo não tem moral pra exigir nada de Deus.

    14. Você é filho do Rei e não merece estar nessa situação.

    15. Essa doença não existe, ela é apenas uma ameaça do Diabo.

    16. Venha para Jesus e pare de sofrer.
    Fonte: Ofício dos Chavões

    ResponderExcluir