domingo, janeiro 17, 2010

Caos Caribenho

                             
   O Caribe é uma região bastante explorada pelo turismo. Muitas pessoas das classes mais privilegiadas do mundo freqüentam as paradisíacas ilhas banhadas pelo Mar do Caribe e esbanjam toda a sua fortuna. Iates, lanchas, hotéis cinco estrelas, drinks tropicais e outras cositas más.
   Mas nem tudo é lindo nessa região. Basta lembrar que o Haiti está localizado no Caribe. Esse pequeno país com superfície de 76.192 km² e uma população com cerca de 9 milhões de habitantes é o mais pobre da América Latina, e um dos mais pobres do mundo. Contrastando com a realidade dos ricaços turistas. A população do Haiti convive diariamente com a miséria. Fome, desemprego, analfabetismo, criminalidade. Tudo isso em alta. Também, não é pra menos. Basta dar uma olhada para trás, estudar a história dessa nação e ver que a exploração estrangeira esteve sempre presente. Colônia francesa foi o primeiro país americano a declarar independência após uma rebelião comandada pelos escravos.
   No início do séc XX, os Estados Unidos invadiram o Haiti com o discurso de proteger os seus interesses econômicos. Ainda sofreu um longo período ditatorial que durou mais de trinta anos. Os ditadores foram Papa Doc e o seu filho Baby Doc.
   Desde Julho de 2004 as Forças de Paz da ONU ocupam o país, que estava em plena guerra civil após um confuso período de sucessão presidencial. O exército brasileiro é o que mais possui militares nessa missão. Missão essa que visa à propagação da paz. Pelo menos é o que a ONU diz...
   Como se toda essa triste realidade não fosse suficiente, o Haiti acaba de sofrer com o pior terremoto nos últimos 200 anos. Tudo é caos. As pessoas perderam o pouco que tinham. Alguns perderam parentes. O índice de crianças órfãs que já era imenso agora está maior. Muitas perdas. Caos. Devastação. Há escombros por toda a parte e o cheiro de morte está em todo lugar.
   Existem pessoas que perderam muito mais. Perderam a fé, perderam a esperança. Não enxergam mais nenhum sentido para viver uma vida que já era muito difícil antes mesmo de todo esse caos.
   Que Deus abençoe essa pobre nação. Que a glória celeste venha se manifestar em meio a tanta devastação e dor. Que a Igreja de Jesus Cristo aqui na terra seja sal e seja luz. Não adianta apenas fechar os olhos e orar. Não adianta levantar as mãos para os céus e apenas pedir para que milagres aconteçam. É necessário agir. Quem pode contribuir financeiramente que faça. Quem pode contribuir com o seu trabalho voluntário que faça. Deixem que os impossibilitados orem e Deus os protegerá de todo o mal. Amém.



Um comentário:

  1. Triste episódio que o mundo testemunhou ao início de 2010, tragédia q marcará para sempre uma nação já tão sofrida com a miséria.. Difícil ter palavras para falar sobre isso, deixarei apenas meu apelo e a dica de como ajudar...

    O UNICEF no Brasil está recebendo doações para as vítimas do terremoto no Haiti. As doações podem ser feitas em favor do Fundo das Nações Unidas para a Infância, no Banco do Brasil;

    agência 3382-0;
    conta-corrente nº 404700-1.
    O CNPJ do UNICEF é 03744126/0001-69.

    Mais informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone 0800 601 8407.

    Com o mundo unido podemos ajudar a mudar a realidade do Haiti!!!

    "Que deus os proteja d todo mal! Amém!"

    ResponderExcluir