segunda-feira, abril 26, 2010

Em nome do Pai

  
  Recentemente os casos de pedofilia cometidos por integrantes do clero católico vem ganhando proporção na mídia. São denúncias aos montes, vindas de vários países. O papa Bento XVI pela primeira vez usou o termo “abuso” em seu pronunciamento e chegou a chorar provocando um sentimento dúbio nos fiéis. Afinal, o clero está totalmente corrompido, ou ainda existem bons sacerdotes que cumprem os seus votos com honra e dignidade?

    Não é novidade que muitos padres têm relações que burlam o voto do celibato, e muitos deles descumprem esse voto com relações homossexuais. Dentre os escolhidos para “saciarem a carne” dos clérigos estão os coroinhas. Isso é fruto de vários equívocos históricos. Não é de hoje que o celibato causa polêmica. Mas a questão central não é esta. Talvez o fator determinante aqui seja desassociar os homens que se dizem Representantes de Deus com aquele que de fato é a representação da divindade: Jesus Cristo.

    Em nome do Pai e do Filho muitas atrocidades e abusos foram cometidos. Existe uma mancha na Instituição Igreja que dificilmente será removida. Tanto a Igreja Católica quanto o segmento Protestante mataram, oprimiram e respaldaram as suas más ações com o argumento de estarem cumprindo a Palavra de Deus.

    O que peço ao meu leitor é que seja crítico e haja com discernimento. Leia os Evangelhos e veja que Jesus não faz parte desse esquema sujo e podre. Muito pelo contrário. Por muitas vezes ele condenou a hipocrisia religiosa de sua época, conquistando para si a ira dos fariseus e saduceus que tramaram a sua morte e o entregaram nas mãos do Império romano.

    Também não generalize uma doutrina, como o Cristianismo, mediante a ação de alguns homens falhos que possuíem síndrome de Deus. Existem Padres e Pastores que vivem na contra-mão da corrupção. Homens que humildemente não buscam lotar auditórios, venderem cd’s e apresentarem programas televisivos. Esses sacerdotes acreditam mesmo num Cristianismo simples, a maneira como Cristo pregou, sem vaidade e sem pesar. Conceituar o Evangelho baseado em atitudes de “lobos vestidos de ovelhas” é o mesmo que bater no peito e gritar: Todo árabe é homem-bomba e todo alemão é nazista.

    Apelo ao bom senso de pessoas inteligentes que saibam diferenciar canalhas de religiosos. Seja você católico ou evangélico, procure evitar discussões tolas e partidaristas. Não levante a bandeira da instituição igreja. Seja você igreja. Seja você cristão.



“A confiança cega na autoridade compromete a nossa percepção da realidade” (João Paulo I)

“Nem todos aqueles que dizem: Senhor,Senhor, entrarão no Reino dos Céus” (Jesus Cristo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário