segunda-feira, agosto 02, 2010

Em nome da honra

    
    O piloto brasileiro Rubens Barrichello, protagonizou no último Grande Prêmio de Fórmula-1, realizado na Hungria, uma épica ultrapassagem. Rubinho passou o heptacampeão Michael Schumacher, que fora seu companheiro de Ferrari durante 5 anos.

    Segundo o próprio Barrichello, na hora da manobra, a saliva escorria pelo canto da boca. Ele estava com muita vontade de passar o alemão e assim “lavar” a sua honra. Ele pisou fundo visando não apenas a posição, mas sim recuperar o orgulho que fora ferido.

    No GP da Austria em 2002, Rubinho vencia a prova e Schumi vinha logo atrás. Mas antes de cruzar a linha de chegada, teve que dar passagem ao alemão por uma ordem superior da escuderia. Um dos maiores papelões da história da F-1. A Ferrari deixou claro o que todos já sabiam: Schumacher tinha privilégios enquanto que Rubinho era desfavorecido.

    A mídia sempre satirizou Barrichello. Ele foi alvo de piadinhas infames de vários humoristas. Mas quem entende de pilotagem sabe que ele é um ótimo piloto. E mesmo não possuindo um título mundial na categoria, já realizou proezas dignas de um campeão. Sua primeira vitória ocorreu em 2000 depois de ter largado no 18º lugar no GP da Alemanha. Em 2009, pela Brown GP, ressurgiu como uma fêxix e por pouco não foi o grande vencedor da temporada. Repetiu o vice-campeonato, o que já tinha conquistado em 2002 e 2004. É o 4º maior pontuador da F-1 e 2º maior pontuador numa só temporada. Além de ser o piloto com mais GP’s disputados.

    Em 2010, o nosso Rubinho não levará o título. Mas o que importa? Seu feito memorável tem um sabor especial. Um gostinho diferente. Sem mais privilégios, com um carro equivalente ao de Schumacher, fez o alemão comer poeira. E por muito pouco não bateu violentamente contra o muro. Schumi fechou a Willians pilotada pelo brasileiro e foi punido pela FIA. Perderá 10 posições no grid na próxima corrida. O maior vencedor de todos os tempos é também o mais punido.

    Ainda nessa temporada, na Corrida da Alemanha, vimos um remake da desportividade. A mesma Ferrari deu ordens para que, o também brasileiro, Felipe Massa desse passagem ao companheiro Fernando Alonso. O ex-piloto e ex- dono de equipe, Henry Jordan, disse que Massa é bom moço demais para se tornar um Campeão Mundial. Vai ver que é por isso que Michael Schumacher é hepta. Ser mau caráter é com ele mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário