sábado, agosto 27, 2011

Como Descansar?


Nossa cultura ocidental, paradoxalmente recebeu muito da cultura oriental, principalmente no que diz respeito às concepções judaicas que persistiram e/ou se adaptaram através dos séculos quando foram fundidas com o cristianismo. ­ Um desses elementos é o estabelecimento do Dia de Descanso.

O Shabat hebraico é observado a partir do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado. A melhor tradução do termo seria cessação, uma vez que a palavra é derivada do verbo cessar (shavãt). A ideia é basicamente esta: Parar o trabalho. Os cristãos alteraram esse conceito e estipularam o Domingo como o dia a ser guardado para o descanso e para atividades de caráter sacro.

Hoje, grande parte da sociedade vive o Sábado e o Domingo, o tal Fim de Semana, como sendo os dias de descanso e lazer. Uma pequena parcela ainda mantém certa sacralidade, a outra grande fatia “atola o pé na jaca” e goza o máximo possível de uma infinidade de prazeres carnais. Tudo porque na segunda-feira inicia-se mais uma semana de trabalho e moderação.

Hoje é sábado, mas na segunda um fato que estampou os jornais foi o muro anti-ladrão com seringas contendo o vírus do HIV. A estratégia foi usada por uma médica em Brasília. Moradora de um luxuoso condomínio, ela disse que tomou essa atitude por estar cansada de tantos roubos. Alguns eletro-portáteis haviam sido furtados de sua residência.

Lembrei-me do Josué de Castro que há muito tempo disse: “metade do mundo não come, e a outra metade não dorme, com medo da que não come”. Pensei nessa frase e pensei no conceito do Shabat. Como descansar? Como fruir seus bens, sua família e sua propriedade? Cercado por grades, muros altos, cães ferozes, guarda-costas, blindagens, câmeras e etc?

A violência e a criminalidade são oriundas do imenso abismo sócio econômico que o sistema produz. Nossos bandidos são fabricados pelo próprio Estado, que depois os penalizam. Os crimes aumentam em proporções gigantes. Encarcerar não resolve, até porque o número de prisões existentes não acompanha a velocidade em que crescem os delitos. Descansar, como? Cercado por seringas? No fim, todos nós estamos presos...

Um comentário:

  1. Me lembrou um trecho da música dos Paralamas que diz:

    "Por que caminhos vc vai e volta? Aonde vc nunca vai? Em q esquina vc nunca para? Há q horas vc nunca sai? Há quanto tempo vc sente medo? Quantos amigos vc já perdeu? Entrincheirado, vivendo em segredos e ainda diz que não é problema seu!"

    ResponderExcluir