sábado, outubro 01, 2011

As Redes Sociais e a Fiscalização da Nossa Política


Alguns intelectuais falam mal das redes sociais. Consideram ferramentas fúteis e não aderem a essa febre que tomou conta do mundo e dos brasileiros. Ora, ora, até o Aurélio já cedeu! Tuitar agora é verbete da nova edição do dicionário mais popular do Brasil. Não nego que existe muita coisa desinteressante, mas há um lado muito positivo nessas ferramentas que não devemos deixar passar despercebido.

As redes sociais e microblogs estão sendo muito úteis na cobrança por uma política que seja funcional e voltada para o bem da sociedade. Isso é fascinante, pois por muito tempo o eleitor resumia esse papel apenas quando ficava na frente da urna pra votar. Hoje, milhares, ou melhor, milhões de pessoas debatem, cobram, satirizam, revoltam-se e interagem com a nossa política. Maravilhoso!

E tem dado resultado. A pressão popular, principalmente contra a corrupção, fez surgir, por exemplo, a Lei da Ficha Limpa. É bem verdade que no fim muitos burlaram e vários pilantras conseguiram se eleger na eleição passada. Mas foi dado o alerta:

- Estamos de olho no Congresso Nacional!
- Te liga senado!
- Ei, você que sobe a rampa aí, fica esperto!

A mobilização feita pela internet ganha as ruas e gera passeatas de protesto. Há dois dias aconteceu um em Passo Fundo (RS), em frente à câmera dos vereadores. Tudo começou através de uma página do Facebook que conta com mais de 4,5 mil pessoas. Semelhantemente aconteceu em Cinelândia (RJ), onde mais de 2.500 pessoas fizeram um Ato contra a Corrupção. Estão cada vez mais freqüentes tais realizações. E que se intensifiquem mais!

Acompanhamos recentemente a chamada “Primavera Árabe” que aconteceu na Tunísia, Egito, Líbia e etc. Começou assim e terminou na forma como conhecemos. Claro que o nosso contexto é outro, não estou querendo dizer que podemos chegar ao nível de uma guerra civil como tem acontecido nessas nações africanas. Digo que mudanças estão acontecendo e mais podem acontecer. Basta continuar fiscalizando nossos representantes:

 #ReformaPolíticaJá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário