segunda-feira, outubro 03, 2011

Quem poderá nos defender?




“Polícia para quem precisa. Polícia para quem precisa de polícia!” Assim cantou uma juventude na época em que os Titãs eram Titãs e o rock nacional tinha conteúdo, ou melhor, tinha ideologia. Mas não é sobre a decadência da música brasileira que falarei, mas sim da deficiência do nosso policiamento. Afinal, quem precisa de polícia?

O Estado precisa. É uma força coercitiva necessária para sua manutenção. Todo Estado é derivado da força, e precisa empregá-la para impor as suas ordens. Porém numa Democracia, o Governo não está acima da população, mas sim à seu serviço (teoricamente). Logo concluímos que as forças policiais devem atender a população, pois é dela que emana o poder.

Zelar pela integridade física e moral dos cidadãos é prioridade policial, ou deveria ser. Mas acontece que a corrupção (sempre ela) apoderou-se dos nossos homens da lei, e muitos não se sentem seguros ao ver um policial. Muito pelo contrário: morrem de medo. E motivos pra temer não faltam. Os abusos de poder e o uso da violência gratuita e descabida são rotineiros. Quem poderá nos defender?

Bem, o Chapolin Colorado é que não é. Parece estranho, não? Precisamos nos proteger daqueles que deveriam nos fornecer proteção... Uma valente mulher tentou bravamente lutar contra a corrupção no Batalhão da PM de São Gonçalo. Naquele local, ocorria um sujo esquema de beneficiamento das apreensões na qual os corruptos PM’s dividiam entre si dinheiro e objetos de valor que estavam em posse de bandidos (quem não é bandido nessa história?). Eles chamavam isso de “espólio de guerra”.

Pois é, por querer acabar com essa sujeira é que a juíza Patrícia Acioli foi morta a mando do chefão da quadrilha, o “Al Capone de farda”, Cel. Cláudio Oliveira, comandante do 7º Batalhão - RJ. Por essas e outras que a sensação de insegurança só aumenta entre os cidadãos comuns. Se até os “peixes grandes” acabam da maneira como acabou a juíza Patrícia, imagina só os peixinhos pequenos...Se não sabe rezar é melhor aprender logo.

4 comentários:

  1. E já diziam: eu sei que ela pode te parar, eu sei que ela pode te prender. Polícia, para quê precisa de polícia? Nobre amigo de farda Thiago, mas uma das suas contribuições... Desculpa mano me empolguei, falei nobre amigo de farda!!! Mal estruturada, mal aparelhada, mal armada, mal remunerada, mal informada, mal educada. Esperar o quê de uma polícia como a nossa, esperar o quê de uma instituição que anda de mal a pior? O poder público é o principal responsável pelos desmandos, desvios e corrupção que apodrece mais está instituição que também não cumpre com sua missão, assim como na saúde, educação e tantas outras instituições públicas do nosso Brasil Varonil. Precisamos urgentemente de um novo descobrimento, mas que seja um descobrimento de verdade, sem interesses, sem roubos, sem carnificinas e etc... Nobre amigo, não quero dizer que não existe uma solução mais próxima ou menos radical, mas lembrando um outro papa da música brasileira Cazuza: TRANSFORMAM UM PAÍS INTEIRO EM UM PUTEIRO POIS ASSIM SE GANHA MAIS DINHEIRO E O TEMPO E NEM A CORRUPÇÃO NO BRASIL NÃO PARA!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Luís...as condições ruins tem contribuído para condutas ruins, porém a corrupção independe desses fatores, ela está presente em altos escalões empresariais...e esses caras não ganham pouco e mesmo assim desviam mais e mais fortunas...A corrupção no Brasil até parece que está entranhada no gene brasileiro, é um absurdo...e aqueles que não fazem parte do sistema são apagados...Estamos em maus lençóis...

    ResponderExcluir
  3. O fato é que parte da polícia nos trata como bandidos, vivemos num Estado policialesco, somos vigiados por eles, eles se acham as Leis. Isso funciona em todas as polícias do país. Resquícios da Ditadura Militar.

    ResponderExcluir
  4. "Se eles vêm com fogo em cima é melhor sair da frente, tanto faz, ninguém se importa se é inocente...com a arma na mão eu boto fogo no país e não vai ter problema se estou do lado da lei"

    Música do Aborto Elétrico que cai como uma luva em suas palavras Edimilson...

    ResponderExcluir