segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Aquilo que me dá Esperança



O que falar para alguém no momento de dor? Ainda mais quando é uma dor dilacerante, que nos faz sentirmos mutilados, quando uma parte de nós parece que se foi. O que dizer mediante tais circunstâncias? Em meio a tantos noticiários e programas policiais que nos trazem “A Morte” para nossa sala de estar, mais um crime brutal e sem explicação fez brotar em mim vários sentimentos. Desde então estou a refletir bastante...

Um homem com uma estrada percorrida de maneira tão bonita, junto com sua companheira, que há décadas anda ao seu lado, morre a golpes de faca pelo próprio filho. Filho não gerado, mas amado, educado e porque não dizer mimado? Acaba-se a vida de um Cristão que ainda jovem decidiu caminhar pelas veredas do Evangelho, notório defensor dos injustiçados e cobrador de uma política mais ética. Advogado, Professor, Cientista Político, Teólogo, Bispo da Igreja Anglicana.

Não conheci a pessoa de Dom Robinson Cavalcanti, todavia, conhecia o seu legado. Sabia que era um homem que pregava um Evangelho Integral, que não busca salvar apenas almas. Que se importa com o corpo, com a vida dos mais pobres, dos famintos, dos desassistidos. Não se limitou a “teologar”, agiu como pôde e recorreu a todos os métodos louváveis para amenizar o sofrimento de tantas pessoas e famílias. Coordenou as campanhas presidências de Lula, candidato em quem acreditava e no qual tinha a esperança de que faria um Governo mais justo, mais igual. Militante político dos mais ativos!

Imagino o quanto não está sendo doloroso para os amigos e parentes. Sei o quanto nossa sociedade perdeu. Porém em meio a essa dor, um refrigério vindo do alto me trás a tona que o trabalho na obra do Senhor não é vão (1Cor 15:58). Ambos, o Bispo Robinson e a amada Mirian trabalharam muito pra que o Reino de Deus fosse manifesto entre os homens. Essa barbaridade que os tirou dessa vida, não é capaz de apagar uma trajetória tão rica e inspiradora. Não será esse fim trágico que apagará de nossas memórias esse legado, construído com suor, lágrimas e acima de tudo AMOR!

“Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança” (Lm 3:21). Essas foram as palavras do profeta Jeremias, que chorava aflito enquanto falava com Deus. É exatamente isso que devemos fazer: Recordarmos daquilo que nos motiva a acreditar em dias melhores. Recordarmos daquilo pelo que se vale a pena trabalhar. Promover o Reino é missão de todo e qualquer Cristão. É uma ordem expressa que devemos obedecer. E como se isso só não nos bastasse, Deus nos presenteia com esses exemplos de nobreza e labuta para que vejamos que é possível e que não devemos parar. Soli Deo Gloria.

2 comentários:

  1. (Meu caro Thiago Oliveira, saudações, desculpe a demora, mas só tomei conhecimento do seu blog hoje, o qual gostei muito. PARABÉNS!!! Obrigado por acessar o meu blog(Como vc o descobriu?!) Um abraço!!! meu MSN É: jairo.lima1@hotmail.com meu e-mail: jairopvj@yahoo.com.br. Jairo Lima (poeta e ativista cultural ararunense)

    ResponderExcluir
  2. Confortáveis são as tuas palavras amigo Thiago, em um momento de perda e dor. Entendo que essa brutalidade não será capaz de apagar o legado deixado pelo bispo Robison, que durante sua vida se colocou a serviço dos mais necessitados e carentes, inclusive o próprio assassino. Que o Bom Deus em sua infinita bondade e misericórdia console os familiares, irmãos e amigos!!!

    ResponderExcluir