domingo, fevereiro 12, 2012

A Briga dos Frades


Presenciei uma discussão bastante curiosa. Até porque as figuras eram dois frades. Estavam vestidos com a sua bata...batina... manta ou sei lá como se chama aquilo. Também não sei precisar a qual ordem pertenciam...Creio que eram franciscanos, mas não tenho certeza absoluta. E isso nem faz muita diferença nesse momento.

O fato é que o bate-boca era tão alto que chamou a atenção de todos transeuntes. O pessoal ia passando e vendo aqueles dois senhores, no alto de suas madeixas brancas, com os olhos esbugalhados e a pele vermelha como a de um camarão, falando um por cima da voz do outro querendo vencer no grito seu oponente.

Mas que danado é isso? Não aguentei e fui vê de perto. Eu tava do outro lado da pista, esperando o ônibus pra chegar em casa antes de começar a minha novela. O sinal então fechou, eu atravessei e fiquei pertinho, pertinho dos brigões. Foi quando um disse assim:

-Nunca, mas nunca que você será um monge mais humilde do que eu.

Aí o outro com uma cara tão enraivecida, que nem o cão chupando manga é tão feio, falou em meio a uma chuva de saliva para seu adversário:

-Pois eu sou tão humilde. Mais tão humilde, tá me ouvindo? Que me orgulho da humildade que possuo.

Danou-se! Os velhos estão brigando pra saber qual dos dois é o mais dotado de modéstia. Já tinha visto de tudo nesse mundo, menos uma coisa desse tipo. E sabe o que é pior? Acabei perdendo o ônibus que passou em quanto eu via a discussão. Logo hoje que a Mocinha vai pegar o marido dela com a vilã...Ferrou foi tudo agora!

3 comentários:

  1. Gostei bastante da analogia...e espero que as pessoas entendam que os frades representam os clérigos em geral, católicos, protestantes e também líderes de outras religiões......

    Bastante oportuno...e como diria o sábio:

    TUDO É VAIDADE!

    ResponderExcluir
  2. Qualquer semelhança é mera coincidência... Sou tão humilde, mas tão humilde que não me sinto capaz de fazer qual quer que seja o comentário sobre este tema. E digo logo, sou PROTESTANTE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você está querendo dizer que é mais humilde do que eu Luís?

      Ora, faça-me um favor...rsrsrs

      Excluir