terça-feira, fevereiro 14, 2012

Hamurábi ainda em Voga



A mídia mais uma vez faz um verdadeiro escarcéu com a desgraça alheia. A bola da vez é o julgamento de Lindemberg Alves, que matou a ex-namorada Eloá em 2008, com a cobertura de todas as redes de televisão que transmitiram vários momentos do rapaz, na época, ameaçando Eloá com uma arma de fogo apontada pra ela. Quase quatro anos após o trágico episódio, o réu está sendo acusado e a imprensa já trata como o “Maior julgamento do ano”. E os urubus já sobrevoam pra comer a carniça.

O pior disso tudo é o número de pessoas que passam o dia inteiro em frente ao Tribunal, como se eles tivessem o dever de ali estar. Para as emissoras de televisão, isso é um “prato cheio”. Estava hoje vendo o Jornal Hoje, exibido pela Rede Globo, e vi a repórter falar que a advogada de defesa de Lindemberg teve que sair escoltada para não ser agredida por populares. Em momento algum a jornalista ou os apresentadores do tele-jornal se manifestaram em repúdio ou alertaram aos tele-expectadores que essa postura não é correta.

Embora o Código de Hamurábi, tenha sido escrito há quase quatro milênios, o seu princípio básico, a dita “lei de talião” (olho por olho e dente por dente) parece ser o que realmente voga entre a nossa população ávida por sangue. Meu Deus! A advogada do rapaz está agindo de acordo com a Constituição brasileira. Pra que ocorra a sentença a Justiça precisa ouvir os dois lados: acusação e defesa. Ela não é uma criminosa pra que as pessoas queiram agredi-la, e se fosse, não é assim que se faz justiça.

Há algum tempo aqui na Vila em que moro, presenciei uma correria na qual diversas pessoas com paus e pedras se dirigiam até uma casa. Todos gritavam: Tarado! Tarado! O acusado de violentar sexualmente uma mulher e sua filha conseguiu escapar da horda inquisitória e na delegacia foi constatado que ele era inocente e que a suposta vítima teria inventado toda aquela história. Se tivessem pegado o homem? Quantos agora não estariam com a consciência pesada por haverem linchado ou até matado uma pessoa inocente?

Os veículos midiáticos, as autoridades e até mesmo os educadores devem alertar a população que com violência não se faz uma sociedade mais justa. Essas pessoas que estão paradas em frente ao tribunal poderiam estar gastando esse tempo de outra forma. Fazendo o bem, disseminando cultura, qualquer coisa proveitosa, menos está ali. Claro que o Lindemberg deve responder pelo seu crime, mas o judiciário já está cuidando disso, ninguém precisa esbofetear ninguém. Como disse Gandhi: “olho por olho e o mundo ficará cego”. Isso se já não está...


Nenhum comentário:

Postar um comentário