sábado, fevereiro 04, 2012

A Ocasião Faz o Ladrão


Com a Polícia Militar em greve na Bahia, Salvador é refém da violência desmedida e descabida, deixando um clima de insegurança generalizado entre a população, sobretudo os soteropolitanos. Lojas foram arrombadas, saqueadas, incendiadas e o número de mortes só aumenta. Já são 55 homicídios em 5 dias de greve. É o verdadeiro “salve-se quem puder”.

Mas o Governo já botou o exército nas ruas e até integrantes da PM de outros estados estão dando um “apoio” à segurança baiana. Para tranqüilizar o povo, o Governador Jaques Wagner fez um pronunciamento e disse o seguinte: “A democracia é o império da lei. Não podemos conviver com esse movimento já considerado ilegal pela Justiça baiana, além dos 12 mandados de prisão que já foram emitidos (...) Não aceito que um pequeno grupo, de forma irresponsável, cometa atos de desordem para assustar a nossa população".

Acho engraçado essa história de greve ilegal...e mais cômico ainda esse papinho de “império da lei”. Que lei é essa que só funciona para os poderosos? Que lei é essa, onde os políticos legislam em causa própria? Por que os policiais não podem reivindicar melhoria salarial, quando são eles que matam e morrem para manter o Estado e com isso a “mamata” dos “caciques do poder”? Quero ver governar sem o poder coercitivo! Quero ver governar sem o uso da força institucionalizada.

Hoje tive a oportunidade de assistir uma aula sobre Maquiavel e logo em seguida sobre Hobbes. O primeiro pragmático e o segundo idealista. Mas ambos concordam com uma coisa: a natureza humana é má e tendenciosa a destruir seus semelhantes. Diante disso, Hobbes fala que só o Poder (Soberano) indivisível e irrevogável, o seu Leviatã (monstro bíblico), seria capaz de gerar a segurança coletiva e a garantia da paz.

A preservação da vida está nas mãos de um “monstro” que utiliza da força para que tal objetivo seja tangível. A PM nada mais é que um dos tentáculos dessa criatura horrenda; por isso é bom que o Governo saiba articular com os grevistas e procure ao menos escutar as suas queixas...pois continuando assim, veremos a população se matar e a desordem suprimir o já citado “império da lei”. É meu amigo: A ocasião faz o ladrão.

Um comentário: