terça-feira, fevereiro 07, 2012

A Polêmica das Privatizações


Privatizar é algo bom ou ruim? Essa questão é antiga e aqui no país, em campanhas eleitorais, foi a pauta principal de muitos debates televisivos entre presidenciáveis petistas e tucanos. Em três eleições, na qual o PT venceu o PSDB (Lula por duas vezes,2002 e 2006, e Dilma em 2010), os ataques foram muitos a administração de FHC que privatizou a Telebrás e a Vale. Há quem considere essas duas privatizações muito bem sucedidas, mas estas foram demonizadas por Lula e Cia. O terrorismo na última campanha era notório: Não votem em Serra, pois ele irá privatizar a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil! Um absurdo...

Por sua vez, os marqueteiros tucanos foram muito ingênuos, os ataques eram óbvios, porém eles esperaram e se defenderam de maneira pífia, entrando no jogo petista e em certo ponto pareciam concordar que as privatizações eram mau negócio, quando do contrário deveriam iniciar os debates, exaltando as negociações e assumidamente falar que privatizar é bom pra todo mundo (não estou aqui emitindo minha opinião sobre os benefícios das privatizações, mas apenas indicando como o PSDB deveria agir ideologicamente).

Muitas águas rolaram e o Governo anuncia que três dos grandes aeroportos do país foram privatizados (É mole?). Trata-se de Cumbica, Viracopos e Brasília. Entregues a empresas de capital estrangeiro para administrarem na forma de consórcio num período que varia de 20 à 30 anos. O BNDES financia 80% desse investimento. Ah! Tem mais uma coisinha: A INFRAERO fica com 49% dos rendimentos. A Estatal, que sempre demonstrou incompetência administrativa continua lá como sócia. Será que vão dar conta pra 2014?

Certo é que em todas as sociedades modernas, os setores público e privado convivem lado a lado. Discute-se qual deles tem que ficar com a “maior fatia do bolo”. Ideologicamente tem quem defenda ambos, argumentação é o que não falta. Como não sou especialista, entendo muito pouco de Economia, jamais me atreverei a falar sobre aquilo que não domino. Apenas acho que independente de quem esteja gerindo o patrimônio, se os usuários se beneficiarem com os serviços prestados, eu já me dou por satisfeito. E aos petistas fica a dica: Nunca digam: dessa água não beberei.

4 comentários:

  1. Ideologicamente, eu sou TOTALMENTE contra às privatizações. Esse papo que o governo é incompetente é uma desculpa! Depois das privatizações os serviços ficaram muito mais caros!!! A gente pode pensar aqui nas estradas do sudeste. A pessoa gasta uns 100 reais pra percorrer 300km. Fora que foi tudo vendido a preço de banana (pelo menos pelos tucanos). Mas ainda debateremos melhor isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ideologicamente sou favorável a privatizações, exceto na educação, saúde e outros mercados que tenham falhas. debateremos melhor isso carol miceli.

      Excluir
  2. Eita...pense num casal...é um prazer tê-los aqui, só não quero ser pivô de uma briga entre vcs...kkkkkkkkkkkkkkk

    Um economista e uma socióloga, não há como não haver divergência ideológica...rsrs....me chamem pra presenciar desse debate....kkkkk....

    Forte Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiagão...esse post eu não comento...não sou doido em me meter numa briga de casal...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir