sexta-feira, março 23, 2012

O Bom Pastor



“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.”
                                                                                              João 10: 11-14

As palavras de Jesus sobre si mesmo contrastam com as notícias vinculadas nesta semana sobre pastores evangélicos, acusados de cometerem os mais diversos abusos (crimes mesmo) em nome da Fé. Primeiro foi a Record, que exibiu uma reportagem no programa Domingo Espetacular sobre o enriquecimento ilícito do líder da Igreja Mundial, o apóstolo Waldemiro Santiago. Ontem foi a vez do SBT, que no Conexão Repórter trouxe a tona diversas denúncias contra o pastor Marcos Pereira, entre elas estupro e assassinato.

Engraçado é Edir Macedo, dono da Record e da Igreja Universal do Reino de Deus se achar no direito de denunciar o Waldemiro. Logo ele que foi o pioneiro dessa sujeira toda e que na década de 1990 foi alvo de uma matéria do Jornal Nacional que o filmou cinicamente ensinando aos seus subordinados a pedir dinheiro aos fiéis. Com seu império ameaçado pela concorrência, ele paga de santo e puxa o tapete dos seus adversários.

Isso tudo não me surpreende mais, a Bíblia já nos adverte contra esses falsos mestres e se assim não fosse as Escrituras não se cumpriam. O mercenário não está interessado nas ovelhas: quer o lucro! Diante de tantos enganadores, e outros tantos ainda serão desmascarados (Que chegue logo a vez do Silas!) é necessário apontar para Verdade. Que verdade? A única: Jesus Cristo, filho do Deus Vivo.

Engana-se quem quer. Quem não olha pra o que está evidente nos Evangelhos. Lá vemos Cristo perambulando sem “lenço e sem documento”, cruzando as periferias e se misturando com os pobres. Não tinha roupa de seda, não tinha cavalos e carruagens, não tinha ouro, sequer tinha um lugar pra reclinar a cabeça (Mateus 8:20). Todavia, existem aqueles que vão atrás de homens que vivem em mansões ou fazendas milionárias, que possuem jatinhos particulares e andam sempre impecáveis com seus ternos de grife. Continuem a segui-los, depois não chorem ao se deparar com o lobo faminto.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!!!
    já que percebemos o erro espero que o segundo passo seja dado. se faz necessário reafirmar o modo de vida proposto por Cristo. A igreja Evangélica vive em crise, e aos moldes convencionais está falida. A Igreja Romana vive em crise desde sempre. Há uma Igreja que sempre esteve no combate, essa é a do próprio Cristo. Esta sempre anunciou o Reino e se envolveu com as coisas do Reino. Quem tiver discernimento que busque o Reino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse Guego...feliz por ter vc de volta aqui meu amigo!
      Um forte abraço!

      Excluir