segunda-feira, maio 28, 2012

A Ver Navios



Se tem algo que serve de propaganda para a atual gestão Estadual - e porque não dizer federal? – esse algo é o Complexo de Suape. E já faz cerca de oito anos que vemos promessas de avanço e crescimento para a população pernambucana com a chegada da Refinaria, do Estaleiro e tudo mais. Só que esqueceram que para gerar empregos nesse setor, é necessário que haja mão-de-obra qualificada. Como esse não é o nosso forte, estamos vendo a migração de vários profissionais oriundos de outras regiões do país; principalmente do sul e do sudeste.

Essa semana começou com uma notícia nada agradável: A Transpetro, subsidiária de logística e transportes da Petrobrás, informou que suspenderá o contrato de compra e venda de 16 navios, dos 22 encomendados ao Estaleiro Atlântico Sul. Tal medida foi tomada após o atraso de quase dois anos na entrega do navio João Cândido. A entrega que aconteceu em cerimônia solene nesta última quinta-feira, na verdade era pra ter ocorrido em Setembro de 2010. Detalhe: O custo extrapolou 170 milhões do valor que havia sido estabelecido e o que passou ficará por conta do estaleiro.

O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, também anunciou que vai multar o estaleiro por conta do atraso. Se o contrato suspenso até o final de agosto ser mesmo cancelado, o prejuízo será ainda maior. Será uma perda de 5,3 bilhões de reais. Acho muito difícil essas informações entrarem no marketing do Governo do Estado. Todavia, esse episódio serve pra ilustrar que o Complexo de Suape não passa de um engodo muito bem arquitetado para angariar votos. Quem está lucrando?

O povo que não é. Esse João Cândido foi encarecido e demorado por conta de quê? Seria o pioneirismo? A inexperiência, já que ele é o primeiro construído em Pernambuco? Esse discurso é típico de quem “tapa o sol com a peneira”. Está na cara que ouve improbidade administrativa e o desvio de verba “correu solto”. Fica difícil provar quando a corja de bandidos é tudo “peixe grande”. Infelizmente a população como sempre fica a ver navios...

Um comentário:

  1. POis é...
    Sem falar nos internos dos presidios se matando para reivindicar sobrevivência num presído onde não cabe mais nem uma formiga. Além dos descasos com a saúde e educação. Mais a copa do mundo vem ai, ela é mais importante.

    ResponderExcluir