terça-feira, julho 17, 2012

Brasil Mais Evangélico: E?


O Brasil é o país que concentra o maior número de católicos do mundo. Antigamente, ser brasileiro e ser católico era algo natural, porém há duas décadas vem crescendo vertiginosamente o segmento evangélico. E de acordo com o último censo realizado pelo IBGE, os católicos caíram quase 10 pontos percentuais entre 2000 e 2010. Hoje são 64,6%, número que já foi superior a 90% na década de 1970. Segundo as estatísticas, um em cada quatro católicos deixou de ser, e boa parte tornou-se evangélica. José Diniz, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Rio de Janeiro, estima que até 2030 os católicos vão representar menos de 50% da população brasileira.

Entre os Pentecostais, em dez anos, houve um acréscimo de cerca de 16 milhões de pessoas. O que chega próximo a toda população chilena. Só que um outro dado curioso é a ascensão de um grupo que se diz evangélico, todavia não está vinculado com nenhuma denominação específica. Em São Paulo, esses evangélicos “desmembrados” são superiores aos Assembleianos. E olhe que a Assembléia de Deus é uma denominação centenária e possúi o terceiro maior número de fiéis entre as Igrejas Evangélicas.

Agora analisando sob uma outra perspectiva: Juntando católicos e “crentes” o nosso país tem uma população cristã superior a 85%. São aproximadamente 166 milhões de pessoas. Parece uma ironia já que nosso povo e nossa terra são conhecidos pela “lascividade carnavalesca e tropical”. Como chegaram a afirmar alguns: “Não existe pecado do lado de baixo do Equador.” Parece confuso, mas há uma explicação para isso, e bíblica. Jesus mesmo afirmou que nem todos aqueles que dizem “Senhor, Senhor” entrarão no Reino dos Céus. Só entrarão aqueles que fazem a vontade do Pai Celestial (Mateus 7:21). Daí a pergunta: Qual a vontade do Pai?

O apóstolo Paulo assim escreve aos irmãos filipenses: “Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus.” (Filipenses 2:1-5). Diante dessas palavras, considerem se há motivos para comemorarmos alguma coisa...

Um comentário:

  1. Dizer-se católico ou evangélico, em nada difere o amor, a fé em cristo! Deveríamos rotular menos e amar mais ao próximo, ser mais tementes a Deus, num mundo onde o pecado domina nos corações dos homens, e não basta se intitular Católico ou Crente, é preciso agir como tal.. Como cristãos legítimos, seguidores da palavra, sendo assim diferenças serão poucas comparadas às similaridades! Excelente postagem jovem escritor! Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir