sábado, outubro 13, 2012

O Deus do Silêncio



Por que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia? 
Salmos 10:1

É muito comum dos homens questionarem a Deus nos períodos angustiantes da vida. Foi assim até com o paciente e devoto Jó (Jó 13:24). Parece que Deus não nos ouve, não nos vê e nem age. A impressão que temos é a de que Ele virou as costas e parece não estar nenhum pouco interessado com aquilo que estamos passando. Mas será que é isso mesmo?

Na hora do almoço estava vendo uma reportagem na TV. Tratava sobre o processo educativo e benéfico que é dizer “não” aos filhos. Uma pedagoga chegou a falar que a negativa também é uma prova de amor, pois atender a todas as exigências dos pequenos é prejudicial no futuro, quando os mesmos não vão reagir bem as “cassetadas” da vida.  Em outras palavras: Dizer apenas “sim” é formar pessoas fracas e despreparadas ao enfrentar o mundo.

Esperei então por um momento mais sossegado para ler a bíblia e fazer minha meditação diária (na verdade, estou retomando isso, havia relaxado em minhas devocionais). Me deparei com as passagens em que Jesus, momentos antes de ser preso e sentenciado a morte, foi orar num jardim chamado Getsêmani. Li as quatro narrativas. Todos os evangelistas se esforçam em retratar a agonia de Cristo, palavra que só ocorre aqui em todo o Novo Testamento, mas é o relato de Lucas que me deixa intrigado por dois detalhes ( Leia LC 22: 39-46):

  01- Um anjo fortalece Jesus.
 02- Jesus suou sangue naquele momento.

Quão humano é este retrato do Salvador. Triste e temeroso chega a pedir ao Pai que mude o seu destino e não o faça subir naquela cruz. E qual foi a resposta do Pai? Nenhuma. O céu não se abre, nenhuma árvore flameja e nenhuma carruagem de fogo leva o Nazareno, fazendo com que este não conheça a morte. Deus calado pode estar querendo falar muito. O silêncio divino também é uma forma de comunicação, assim como a negação de nossas vontades. Não sei se nessa hora, algum anjo está ao meu lado, me dando forças sem que eu nem perceba. Sei apenas que de maneira silenciosa, meu Pai me falou o quanto me quer bem. Aleluia!

Um comentário: