terça-feira, dezembro 25, 2012

Sobre Cantatas e Estrebarias



*Por Luís Carlos Oliveira

Estive observando nestes últimos dias, as mobilizações anuais de algumas igrejas cristãs para suas CANTATAS DE NATAL... São ensaios estafantes, investimentos altos em roupas dos componentes dos corais angelicais para as apresentações do grande SHOW natalino, decoração esplendorosa, regentes que muitas vezes são  importados de outras igrejas, coreografias contagiantes, cenários ricos em alegorias, aleluia de Handel, bolero de Ravel e outras “cositas más”... Sinceramente, nunca vi as pessoas montarem um cenário de um estrebaria que se aproxima-se do cenário original, com cavalos, burros, vacas, as fezes dos animais espalhadas por todo templo, feno por cima dos bancos, odor exagerado em todo o ambiente, ambiente este quase sempre sujo. Imaginem só: os irmãos em suas vestes SACERDOTAIS, misturando-se aos bichos, dentro de uma estrebaria??? Nem pensar em uma coisas dessas, afinal de contas TEMPLO é local santo, é casa de oração, é santuário é a casa dos santos.

Penso que seria um momento fantástico, gostaria muito de reviver de fato e remontar este cenário, fazer jus a nossa “falsiê” originalidade e sair do habitual desfile, típico de final de ano, com os irmãos e irmãs lindos: roupas de festas, as mulheres com seus belos cabelos, bem produzidos nos salões de beleza, vestidos reluzentes, saltos 15 cm, perfumes das melhores essências. Os “varões”, com seus palitós embranquecidos pelo mofo, sapatos empoeirados, gravatas multicoloridas... Como todos reagiriam ao se depararem com uma estrebaria suja e fétida montada no altar? Como encarariam uma CANTATA NATALINA COM ESTE CENÁRIO?

Pois é, fico eu aqui a pensar: será que este tipo de SHOW GOSPEL agrada AQUELE QUE AO VIR O MUNDO NÃO ESCOLHEU LOCAL PRA NASCER?  AQUELE QUE ENQUANTO ESTEVE ENTRE NÓS DISSE QUE SE QUER TERIA UM LOCAL PARA DESCANSAR A CABEÇA? Confesso que tenho minhas dúvidas, confesso que não sei o que é mais absurdo, celebrar apoteoticamente UM NATAL que não tem nada a ver com o NASCIMENTO DE CRISTO ou o desconhecimento e omissão de nossos líderes ao não coibir essas MEGAS PRODUÇÕES anuais, que atraem centenas de pessoas que são convidadas a participarem de uma ficção, muito distante do verdadeiro significado, do nascimento do SALVADOR do mundo. Prá variar as explicações para tamanho investimento são sempre as mesmas: TODA HONRA E TODA GLÓRIA SEJAM DADAS A DEUS. Será? É verdade isso mesmo? Essas homenagens mais parecem um grande palco armado para UM MASSAGEAMENTO COLETIVO DE EGOS VAZIOS que desconhecem totalmente o significado, distorcem a verdadeira história e ainda pior, tem elevado o EGO de muita gente que vive nas comunidades cristãs apenas para promover mega-eventos, no natal, na páscoa e tantas outras datas que apenas contribuem para alegorias e adereços como as tão criticadas escolas de sambas.

Gosto do texto do Profeta “aboiador“ que diz:Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembleias solenes não me exalarão bom cheiro. E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.” (Amós 5:21-23). Vale a pena refletir, vale a pena avaliar se é válido continuar com tamanha HIPOCRESIA, ou então continuar. Pois já dizia um certo poeta: O SHOW NÃO PODE PARAR!

*Luís Carlos é Pastor, cinegrafista e torcedor do Sport Clube do Recife. É casado com Rosana e pai do Vítor e da Camila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário