terça-feira, fevereiro 26, 2013

Conversa Pra Boi Dormir



Conhecem a expressão “conversa pra boi dormir”? Pois bem, posso até está enganado, mas é assim que classifico a notícia de que quem matou o garoto boliviano Kevin Espada foi um menor de 17 anos que se apresentou recentemente a Vara da Infância e Juventude. O caso vem repercutindo muito, tanto na imprensa nacional quanto na boliviana. Fato é: Um menino morreu devido a imprudência de um bandido travestido de torcedor. Seria outro menino esse tal bandido?

Tenho minhas dúvidas a cerca dessa notícia. Pra mim tudo não passa de uma manobra da Gaviões da Fiel (principal torcida organizada do Corinthians). Por ser menor de idade, o garoto H.A.M não responderá por seu crime, caso tenha sido ele quem cometera, de acordo com o Código Penal Brasileiro, pois o mesmo goza do “abrandamento” de uma legislação específica baseada no Estatuto da Infância e Adolescência. Assim, uma medida “sócio-educativa” seria aplicada, e os outros 12 corinthianos liberados da Penitenciária de Oruro e finalmente retornariam ao Brasil. Será que “cola”?

A Fiscal de Investigação (equivalente a promotora) Abigail Saba, não acreditou nessa conversa e disse que mesmo o fato de H.A.M ter se apresentado não muda a condição dos outros 12. Segundo a mesma, eles continuariam presos como cúmplices da fuga do possível infrator. A fiscal ainda quer que o garoto seja extraditado para ser julgado de acordo com as leis bolivianas, uma vez que foi na Bolívia que o crime aconteceu. Daí um impasse jurídico e diplomático que pode prejudicar a relação entre os dois países, que já sofreu um abalo quando o Presidente Evo Morales estatizou duas refinarias da Petrobrás em 2007.

Voltando ao entrave: Na Bolívia, os menores de idade vão até os 16 anos, como H.A.M tem 17, ele responderia como qualquer outro indiciado. Um outro problema é a questão da extradição. O acordo entre os dois países é de que brasileiros que cometeram crimes na Bolívia possam responder as acusações no Brasil e vice-versa. Mas esse caso é peculiar pela sua repercussão. Os ânimos estão exaltados e um sentimento “anti-tupiniquim” começa a ganhar força. O que era para ser uma simples partida de futebol acabou se tornando uma tensão diplomática. Realmente, aqui tem um bando de loucos...

Um comentário:

  1. Pois é Amigo e Irmão Thiago, mais uma vez o JEITINHO BRASILEIRO aparece em meio a um assunto tão sério e o pior é que envolve toda nação e co irmãos sul americanos, uma vergonha presenciar tudo isso e perceber o envolvimento de políticos, cônsul da nossa nação defendendo e apoiando um BANDO DE LOBOS delinquentes, LOBOS SIM, selvagens, sem nenhum tipo de respeito pelo próximos,mas ainda as autoridades saem em defesa com manobras absurdas, tentando usar alguém de menor para tal defesa... Penso que os responsáveis por esse que se apresentou como autor, o próprio com 17 anos, os 12 que lá estão presos e seus respectivos advogados devem ser severamente punidos para que sirva de exemplo para aqueles que cometem os mesmos abusos. Outro detalhe essa onda que foi algo acidental é outra palhaçada, em confrontos com a polícia e outras torcidas eles usam estes sinalizadores, bombas caseiras e outros artefatos para se agredirem. Espero que a justiça boliviana seja aplicada e não haja acordos diplomáticos e que este momento sirva de exemplo para quem quer que se atreva se esconder por trás de paixões futebolísticas, com o objetivo de por em prática ações criminosas!!!

    ResponderExcluir