quarta-feira, julho 31, 2013

Onde está o Amor da Igreja?


Um ambiente acolhedor que restaure aquele que cometeu algum pecado, confessou e abandonou tal prática é o que deveria ser a Igreja. Mas, é impressionante como não há espaço para um pecador arrependido dentro de nossas congregações. Fico imaginando que os crentes brasileiros não exitariam em jogar as pedras na mulher adúltera. Davi nunca seria chamado de "homem segundo o coração de Deus" e Pedro seria conduzido a mesma forca de Judas. Estão fazendo da Igreja uma "masmorra", onde pessoas que cometeram deslizes são "trancafiadas em meio aos ratos, baratas e dejetos." Até quando Senhor?

Há uma parábola, das muitas contadas por Jesus, que fala de um homem que foi pedir o perdão da sua dívida e foi absolvido pelo Rei. Ao sair, este homem encontra um outro que estava lhe devendo e manda que o prendam. Sabendo dessa postura, o Rei fica indignado e prende aquele ingrato que recebeu perdão mas não foi capaz de perdoar o seu semelhante. Agora prestemos bem atenção e vejamos se esse não é o nosso proceder: Queremos misericórdia para nós mesmos e justiça para os outros. Esse é o tipo de postura que o Rei condena, todavia, é o mais impregnado no seio evangélico. Alguém aqui sabe o que significa Graça?

O conceito mais sublime do Evangelho é resumido ao campo da abstração, pois na prática, poucos agem conforme a Graça. Observamos a Lei com tanto rigor, para que através dela possamos subir alguns pontos no "ranking da Santificação Meritória", que esquecemos que o Amor é o resumo de toda Lei. Agora eu pergunto: "Onde está o amor?" Na verdade, essa pergunta não sou eu quem faço. Quem pergunta é o próprio Deus. Ele quer saber por qual motivo, razão ou circunstancia a sua Noiva tem abandonado o caminho do Amor, para viver "re-costurando o véu que a Cruz já rasgou."

Não vos digo que os pecados devem ser relevados e todos agora devem jogar panos quentes nos escândalos. O que deve ficar claro é que todos estão sujeitos ao pecado, e se porventura, um de nós "mergulhar na lama" saiba que a "fonte que nos lava" de toda a impureza fica bem no meio de uma "praça" chamada Igreja. Voltemos para aqueles irmãos que não estão mais entre nós. Eles pecaram, e nós os expulsamos. Vamos até eles dizer que existe Perdão e Regeneração e que a Misericórdia do Senhor é infinita. Façamos isso.

Na caminhada com Cristo, do início ao fim, tudo é Graça. É Graça quando nos mantemos em pé em meio a tanta coisa que deveria ter nos derrubado. E quando caímos, a Graça se torna maior ainda quando levantamos e continuamos a andar. Tem ainda a Graça de chegar se rastejando, no resquício das forças. Tem Graça no olhar terno de Jesus, que persiste em nos ter por perto, mesmo quando foi ignorado ou ofendido pelo nosso comportamento egoísta. Vamos viver a Graça e nos aproximar dos pecadores. Sei que eles não merecem, e é exatamente por isso que devemos ir até eles, do mesmo modo que Jesus fez com cada um de nós.

4 comentários:

  1. parabéns!!! fazia tempo que não concordava com vc, mas hoje apenas reitero meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Guego, meu amigo, isso é pura Graça...rsrsrsrsrs
    E Samanta, meu amor, falar sobre a Graça com vc nem tem mais graça...:p

    ResponderExcluir