quarta-feira, setembro 11, 2013

Ateu ou Idiota?


Sou um cristão confesso, mas esse texto não tem esse título para vociferar contra aqueles que não professam credo algum. De fato, o que quero é diferenciar um ateu de um completo idiota. Faço esse mesmo tipo de distinção no segmento religioso, dito cristão-evangélico. Para mim, um cara que entra num coletivo com a Bíblia na mão e manda todos os passageiros para o quinto dos infernos (e aos berros!) é um panaca, não um seguidor de Cristo.

Não suporto a ideia que vem sendo disseminada na grande rede: A de que um ateu é um ser intelectualmente superior apenas porque crê (pois se trata de crença) que Deus não exista. O ateísmo não é um requisito capaz de conceder a uma pessoa o status quo de gênio. Temos uma série de mentes brilhantes que foram e são ateus e agnósticos, assim como teístas e deístas. A intelectualidade não se mede pela religiosidade ou pela falta dela. Não mesmo.

Fico extremamente indignado com os “missionários ateístas” do Facebook. Eles gostam de compartilhar as postagens da ATEA e agridem a fé alheia. Ora, uma coisa é ter o direito de não crer resguardado, combater a discriminação e lutar em prol do Estado laico. Já ridicularizar o que os outros consideram sagrado é outra coisa. É algo irracional. Como exigir respeito se não se respeita o próximo?  Incongruência total.

Esse tipo de postura é idiotice elevada ao quadrado, pois assemelha-se a uma propagação doutrinária, isto é, de certa forma, agir da mesma maneira que agem os alvos de sua crítica: os religiosos. Afinal, qual seria o motivo para angariar mais adeptos ao ateísmo? Uns dizem que teríamos uma sociedade melhor. Argumentam que a sociedade evoluiria se abandonasse a “muleta” da religião. Será?

Existem sim lugares ótimos de se viver, onde uma “gorda fatia” da população declara não ser adepta de nenhuma crença. Só que também existem locais que aboliram a religião e o seu povo padece cercado por miséria. Voltando para as origens da civilização ocidental vemos que ela tem por base três culturas estritamente religiosas. É a tríade Greco-judaico-cristã. A herança deixada por essa junta de valores éticos e metafísicos nos proporcionou coisas boas e ruins. É bom compreender que não podemos fazer uma leitura histórico-social utilizando sempre a mesma perspectiva. Há múltiplos fatores que devem ser levados em conta.

A generalização é o pior tipo de preconceito. A ignorância é irmã do preconceito. Por isso seria ótimo, se os militantes ateus fizessem análises mais específicas, mais aprofundadas. Melhor seria observar as particularidades de cada povo, cultura e credo, guardando as devidas proporções de tempo, ao invés de propagarem dados gerais e genéricos. Tal é a diferença entre um ateu e um idiota: a sua cosmovisão. Os ateus tem o meu respeito, os idiotas não. E isso inclui os idiotas religiosos.

2 comentários:

  1. Realmente o idiota tem pouco intelecto pra entender certas coisas,ou muitas vezes usa de seu limitado conhecimento para praticar a intolerância.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, Thiago: equilibrado e combativo ao mesmo tempo. Se "Como exigir respeito se não se respeita o próximo?" fosse um qestionamento feito com maior freqüência, o mundo seria um lugar bem melhor pra viver!

    ResponderExcluir