domingo, setembro 01, 2013

BatePapo com Paulo Nazareth (Crombie)

Mês de Setembro com novidades neste humilde Blog. Uma sessão de entrevistas com uma galera que me influencia com sua arte ou outro ofício.
O BatePapo tem a honra de ser inaugurado por Paulo Nazareth, vocalista e compositor de uma banda muito massa chamada Crombie. Com dois álbuns independentes na carreira: Por Enquanto (2008) e Casa Amarela (2011), os caras tem encantado muita gente com a sua poesia e com linhas melódicas que lembram desde o Clube da Esquina até o som dos Los Hermanos.
Sem mais delongas, vamos direto para o que o Paulo disse nessa entrevista curta e direta. E quem não conhece ainda, digita Crombie aí no Google que os caras estão em tudo que é rede social. Saca no YouTube, no MySpace...enfim...vale muito a pena ouvir e virar fã dessa galera.


BATEDEIRA: Crombie é uma palavra estranha (risos!). Qual o diferencial da banda além do nome?

PAULO NAZARETH: De fato Crombie é uma palavra estranha, sem significado, sem objetivo algum...rs....Eu já perguntei pra alguns amigos e pessoas que conheceram o nosso som sobre qual seria o nosso diferencial. O que dizem é que o diferencial está na espontaneidade das composições e na amizade entre a gente... algo que fica impresso no som e nos momentos em que estamos tocando juntos... a gente se diverte.

Quando surgiram, houve dificuldade em classificar o som de vocês. Como o Crombie se definiria?

Até hoje, teríamos dificuldade em classificar o nosso som. Mas isso não nos preocupa. Somos uma mistura. Tem gente que ouve rock, bossa e folk na mesma música. Pra ter uma idéia, é preciso ouvir. 

Todos os integrantes se conheceram na mesma congregação (Presbiteriana de Niterói-RJ). Toca Crombie nos cultos?

Nos conhecemos na mesma Igreja. Presbiteriana Betânia. Hoje eu estou morando em São Paulo e faço parte de uma outra comunidade. Eu toco algumas sim, de tempos em tempos.

Mesmo a música de vocês tendo um caráter mais universal, mais cotidiano, ou seja, não-sacro, há teologia nas composições?

Acho que sim. O meu relacionamento com Deus é base pra tudo na minha vida. É o que me equilibra e é a fonte primeira de inspiração. 

O fato de serem independentes é opção ou falta dela? Se uma gravadora do porte da Som Livre os convidar para gravar um álbum, vocês topariam?

Ser independente é opção. Temos uma longa conversa com a Som Livre, ainda em aberto...não concluímos se valeria a pena (ainda) . 

E quanto a dedicação exclusiva para a música, é um objetivo ou pretendem continuar atuando em outras áreas?

Por enquanto, a ideia é continuar atuando em outras áreas.

Tem ou terá algum Pastor na banda?

Eu me formo em teologia no final deste ano.

Quais os próximos desafios? O que os fãs podem esperar de novidade?

Estamos trabalhando em um CD ao vivo, fruto de um show que fizemos no Teatro Municipal de Niterói-RJ.

OS CARAS DA CROMBIE (O PAULO É O DA DIREITA)

8 comentários:

  1. cara...não conhecia, mas estou aqui escutando pq vc indicou e sei do seu bom gosto...realmente é muito bom...Estou escutando Guidon...show!!! Passarei a ouvir mais...Começou bem com as entrevistas...que venham mais, e principalmente coisas que não conheço, pois quero apreciar novidades...abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tô acreditando hahaha muita boa iniciativa! É sempre bom divulgar som de boa qualidade. Fez perguntas que eu no seu lugar faria :D DEMAIS! Show em Recife?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles vão está na Conferência Oxigênio...de 27 à 29 de Setembro, ou seja, final do mês...vamos ou bora? hehe

      Excluir
  3. Ha, ha, "o Paulo é o da direita", o "restante são os caras do Crombie" rachei, mas é sacanagem. Nome aos bois, quer dizer aos boys... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harlen...destaquei o Paulo só pelo fato dele ter sido entrevistado sozinho, embora pertença ao Crombie e tenha falado sobre a banda...hehe...Não conheço todos os componentes pelo nome...se quiser ajudar...aceito a mãozinha...abraço!

      Excluir
  4. Lucas Magno, Gabriel Luz, Filipe Costa, Felipe Vellozo e Paulo Nazareth, nessa ordem

    ResponderExcluir
  5. Conheci a pouco tempo, e já sou fã :) Nunca se distanciem do Senhor, e que Ele os abençoe! Abraço!

    ResponderExcluir