segunda-feira, setembro 30, 2013

BatePapo com Tanlan

Olá pessoal, pra encerrar o mês de Setembro, que trouxe o BatePapo como a novidade do ano para esse blog, nada mais, nada menos que a banda de rock Tanlan. Pois é, sou fã da sonoridade e das letras desses gaúchos que estão em turnê com o álbum Um Dia A Mais, distribuído pela Sony Music.
Espero que curtam o papo, fiquem no aguardo que mais personalidades surgirão por aqui. Saquem aí a entrevista...Forte abraço! 

O que é TANLAN? De onde vem esse nome?
Tanlan é o nome chinês do bichinho que aqui no Brasil é conhecido como louva-a-deus. Quando estávamos ainda procurando um nome pra banda descobrimos que no kung fu existia um estilo de luta baseado nos movimentos do louva-a-deus, quando soubemos o nome do estilo - kung fu Tan lan - encontramos o nome.

Incomoda serem chamados de banda gospel?
No início da banda incomodava, mas hoje não mais. Entendemos que, pra muita gente, o que fazemos é difícil de classificar em rótulos convencionais. Existem alguns labels novos que tentam resolver isso, como: crossover, novo movimento, hope rock etc, mas como a maioria não conhece tais nomenclaturas acabam chamando de gospel mesmo.
Porém, a verdade é que isso só acontece com nosso público cristão que é acostumado com o gospel. O público não cristão (ou secular) que temos, não se importa muito com isso e se relaciona bem com o nosso trabalho apenas como uma banda de rock com temática positiva ou “do bem”,  etc.

Vocês são bem aceitos na cena rock gaúcha ou existe preconceito devido ao viés religioso de suas canções?
Nunca sofremos nenhum preconceito por conta disso. Na cena rock convencional o que importa é a música, a atitude e a honestidade do trabalho. Sempre fomos bem aceitos e a cada dia encontramos mais espaço dentro do cenário rock porto-alegrense.

Todos os integrantes do TANLAN são membros de uma mesma igreja?
 Somos todos Batistas. 

E quanto ao conceito de Igreja Emergente? Estão nessa?
Não é um foco de debate ou interesse principal da banda.

E a parceria com o Palavrantiga? Estão curtindo fazer shows junto com os caras?
É muito bom encontrar e partilhar esse projeto com outros artistas e bandas. Quando começamos, no fim de 2003, ninguém falava nisso. Montar uma banda de rock formada por cristãos para tocar no circuito convencional de rock da cidade era loucura, quase uma apostasia....rsrs...Quando eles surgiram em 2008, ficamos muito felizes em ver que no centro do país havia gente pensando igual, e sabíamos que eles ajudariam muito a espalhar essa ideia pelo Brasil, visto que sempre tivemos consciência que por estarmos no sul seria mais complicado pra gente. 

Qual música deles que vocês gostariam de ter gravado? Por que?
Nunca pensamos nisso. Eu particularmente gosto muito de “Casa”. 

Quais as novidades daqui pra frente? Algum projeto novo?https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
Estamos concentrados na divulgação do álbum 'Um dia a mais' que foi lançado pela Sony Music no fim de 2012. Temos alguns projetos para o ano que vem, mas no tempo certo anunciaremos.


Rock de primeira linha, falando de Cristo sem ser clichê, isso é Tanlan

2 comentários:

  1. caramba muito massa Thiago! que iniciativa massa, muito bom ler essa entrevista com a Banda Tanlan. de modo geral essas entrevistas nos esclarece algumas dúvidas sobre as Bandas que escultamos! muito massa.

    ResponderExcluir
  2. Banda muito boa!!!
    Parabéns pela entrevista!!!

    ResponderExcluir