sexta-feira, setembro 06, 2013

O Sofrimento de Um Pai


Um pai mata o filho por engano e tem que aturar a vida com a lembrança tenebrosa de que foi o algoz de seu rebento. Em Ferreiros, cidade do interior pernambucano, todos estão chocados com o que aconteceu. O garoto de apenas 11 anos era sonâmbulo, acordou de madrugada e andou pelo quintal. O pai, um comerciante receoso de mais um assalto levanta armado. Percebendo o movimento próximo a porta dos fundos, pede para o intruso se identificar.Como não há resposta, ouve-se um tiro. Um corpo ensanguentado foi ao chão. Só nesse momento que o pai se dá conta: Meu Deus, atirou no próprio filho.

Hoje o menino foi sepultado. A mãe não aguentou assistir e passou mal. O pai, por mais abraços e tapas nas costas que recebia, continuava inconsolável. O que dizer? O que fazer? Não se sabe o que dói mais: Seria o sentimento de culpa? Seria a saudade? Seria as duas coisas juntas? Num caso como este, o que será que se faz para tentar retomar a vida com certa normalidade?

Ao assisti a matéria do caso, fiquei extremamente penalizado com a situação deste homem. Várias perguntas surgem. A questão do sofrimento vem a tona. De todos os "porquês", poucos tem respostas satisfatórias. Na verdade, quase nenhum. Por isso, não vou ousar explicar a causa dos sofrimentos humanos. Não faço a mínima ideia de como seria tal explicação, pois nem o próprio Deus revelou tal mistério.

Daí o leitor pensa: Cara, falar de Deus uma hora dessas não é lá muito sensato. Onde estava Deus no momento dessa tragédia? Como falei anteriormente, não darei resposta, e o próprio Criador, segundo o Livro de Jó, também omite a razão do padecer. Jó o questiona: Porque Senhor? Nada lhe foi revelado...

Todavia, mantenho a esperança em um Deus bom. Isso é fé! Continuo crendo que Jesus é o único capaz de curar toda a dor. Ele enxugará toda a lágrima. Assim está escrito. Assim acredito que aconteça. Mesmo não explicando o motivo dos males do mundo, a Bíblia nos mostra que o Filho do Homem sempre se compadeceu com as dores das pessoas em volta. Cristo ao se deparar com o sofrimento, sofria junto. Chorou a morte de Lázaro com suas irmãs, e depois o fez voltar a vida. Quão grande é a sua misericórdia.

Outras passagens nos mostram o coração benévolo do Messias: Curou uma multidão ao se dar conta de que eram "como ovelhas sem pastor". Deu o pão quando percebeu que era tarde, e não havia lugar para comprar comida. Libertou o gadareno de seus demônios e de suas correntes. Atendeu o cego Bartimeu. Tocou no intocável (leproso) e o deixou limpo. Ao prever a destruição de Jerusalém, pranteou. Aos seus algozes, proferiu palavras de perdão. Ninguém é capaz de amar tanto. Só Jesus.

Não sei porque sofremos. Sei apenas que o Redentor se coloca ao nosso lado, em tempos bons ou ruins, os seus braços estão abertos. Sofrer também é sua especialidade. Deus não se ausentou do pesar: Viu seu unigênito pendurado numa cruz, agonizando até a morte. É por saber o quanto é triste ver a aflição de um filho, que afirmo: Deus é o único capaz de consolar aquele pai que fatalmente puxou o gatilho. Que as Suas misericórdias se renovem. Cristo em vós: a esperança da Glória. É o que dizem as Escrituras Sagradas.Amém.

Um comentário: