quarta-feira, setembro 04, 2013

Rede Globo e Esterco: Tudo a Ver

O conglomerado midiático GLOBO, publicou um editorial se desculpando por ter apoiado o Golpe Militar de 1964. Embora, no decorrer do texto, exista uma série de justificativas para ter ficado ao lado dos militares, por fim declara que foi um equívoco o amparo dado a Ditadura que durou 21 anos. As últimas linhas dizem: “À luz da História, contudo, não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original. A democracia é um valor absoluto. E, quando em risco, ela só pode ser salva por si mesma”.

Obviamente que isso se trata de um recuo estratégico, pois, desde que as ondas de manifestações tomaram as ruas das principais cidades do país, a emissora foi alvo de diversos protestos. A repulsa de boa parte dos revoltosos foi demonstrada em links ao vivo, quando os repórteres começavam a falar, eram hostilizados com gritos do tipo: “O povo não é bobo, abaixo a REDE GLOBO” e sem condições de continuar, os jornalistas encerravam as matérias.

No dia 30 de agosto, sexta passada, um grupo de 150 pessoas colocou esterco na portaria da sede da emissora, que fica no Brooklin-SP, e em seguida lançaram sobre o logo (veja as fotos). Houve manifestações - também - em sedes e afiliadas globais de outros estados. Realmente a indignação é muito antiga, já vista nas redes sociais, mas que só agora começou a tomar forma, saindo da esfera virtual.

Acredito que a retratação não conterá os “anti-globo”, todavia, há de se concordar que não apenas a empresa do Grupo Marinho foi pró-ditadura. Todos os grandes veículos da mídia deram apoio ao golpe, pois temiam a “ameaça vermelha”. Preferiram um regime totalitário direitista, para que não houvesse o risco de presenciar um de esquerda. Numa época tão melindrosa, Jango fez e disse coisas que deixaram a classe dominante muito apreensiva. Naquele contexto proferir um discurso favorável a reforma agrária e fazer uma viagem a China comunista foram fatores decisivos para que os Militares com o apoio da Embaixada Norte-Americana tomassem as rédeas do Brasil.

Importante analisar que a TV aberta, no geral, é parcial e manipula informações. Nunca vamos ver, por exemplo, denúncias sobre Edir Macedo e a Igreja Universal sendo vinculadas nos telejornais da REDE RECORD. Sendo assim, acho que a demanda de esterco deve aumentar bastante. Nada mais justo, já que as emissoras adoram colocar “merda” em sua programação. Agora o que não dá é protestar e em seguida postar no Facebook uma frase do “Félix Bicha Má”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário