terça-feira, outubro 08, 2013

Carta Aberta ao Pastor Lucinho

Lúcio Barreto Jr,

Queria falar o quanto acho ridículo esse seu anseio de ficar famoso. Pois, suas atitudes mostram que é isso que você deseja, desde aquela foto cheirando a Bíblia se dizendo louco para atrair os adolescentes e jovens. Aliás, em seu site, você se autodenomina uma referência da juventude brasileira. Deus do céu, se isso for verdade, a geração Y está ferrada, carente de ícones.

Você bem que poderia parar de se vestir como se fosse o “Serginho Malandro Gospel” e se portar como um homem do alto de seus 42 anos. Não precisa se infantilizar para atrair os jovens. Não precisa se vestir de adolescente. Já existem jovens, com metade da sua idade que são referências. São líderes e pastores jovens de fato, e não uma paródia infanto-juvenil. Caia na real e deixe de ser tão caricato.

Procurei te ignorar, pois, embora o achasse uma má influência a sã doutrina, o considerava inofensivo e bobalhão demais para me preocupar em desmistificar o que você falava. Todavia, não posso me calar com relação ao vídeo em que você, ao responder um jovem que pergunta se é pecado um policial em serviço matar alguém, faz uma apologia à violência, destruindo o texto bíblico, e fazendo uma péssima leitura teológica-política-social.

Ao ler Romanos 13: 1-5, você começa a falar uma série de asneiras que o texto não diz: a) o policial em serviço é a autoridade divina em ação. b) tem gente que precisa tomar tiro. c) o policial tem respaldo bíblico para atirar naquele que não quer cumprir a lei.

Primeiramente, você precisa conhecer mais das leis e saber a cerca da autoridade máxima que rege esse país: Chama-se Constituição Federal, e ela estabelece um governo democrático. Isto quer dizer que o poder emana do povo, e que a autoridade é uma concessão popular, ao eleger quem os represente. O policial deve defender a população e a Constituição que preza pela isonomia.

Segundo, volte para um seminário, se é que você fez um, e aprenda a estudar a Bíblia usando a hermenêutica. Você aniquilou com o texto paulino. Tirou-o do contexto para em seguida lançar um monte de baboseiras no ar. Uma coisa é um policial diante do perigo iminente, lamentavelmente matar alguém, outra é fazer o que você disse: “...irmão, pega o revólver e, ó, não dá pouco tiro não, dá muito tiro, descarrega o tiro. Quando acabar de dar tiro, joga o revólver na cara, joga o que tiver. Se tiver uma arma do Rambo, sapeca tiro no povo.”

Terceiro: Que tipo de cristianismo você está promovendo? Jesus falaria o que você falou? Por acaso, você não leu que ele mandou Pedro guardar a espada quando os soldados chegaram ao Getsêmani para levá-lo? Você leu que ele perdoou os que o injuriavam? Sabe que na cruz ele foi amoroso com um bandido? Você é mesmo um Pastor? Por acaso leu o sermão da montanha? Francamente, sua fala me faz crer que o credo que você representa em nada tem a ver com o ensino crístico.

Atirar muito, Lúcio? Com a arma do Rambo? Jesus exortou doar a outra face. Bem-aventurados os pacificadores (Mt 5:9). Bandido é gente, mesmo fazendo o que é mau e nos trazendo prejuízo. Eles também tem família, pai, mãe, filhos. Devemos orar por eles, pregar a mensagem transformadora da Cruz. Você devia saber que a bandidagem no Brasil é uma questão histórica de desigualdade social. Que a sociedade fabrica os bandidos para depois puni-los. E que existem outras alternativas além de “matar” pessoas para se chegar a uma sociedade mais justa e menos violenta.

Por último, gostaria de relatar meu descontentamento com a Rede Super, que vinculou no You Tube a sua insanidade e desativou os comentários (Por que será hein?). Meu descontentamento se estende a Igreja Batista da Lagoinha, que deveria repudiar a sua postura. Ana Paula Valadão, filha do presidente de sua denominação, talvez seja a personalidade evangélica mais conhecida do país, ela bem que poderia se pronunciar e dizer que você errou feio. Também dá tempo de você se retratar.

Peça desculpas por ser tão inconsequente. Confesse o seu narcisismo diante de Deus e dos irmãos. Não me venha com papinho de que estou lhe julgando. Apenas constato o que você apresenta. O Mestre nos diz que pelos frutos conhecemos as árvores (MT 7:19-20). Os frutos que você apresenta tem cheiro de podre. Que Deus manifeste Graça em sua vida e te faça trilhar o caminho do Evangelho do Amor.

Sem mais;

Um Cristão Indignado

----------------------------------------------------------------

Assista ao Vídeo Citado no Post:

Um comentário:

  1. xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...
    será que agora ele fica amiguinho do Datena?

    ResponderExcluir