domingo, novembro 01, 2009

Passeio Público

   Hoje começa o mês de Novembro, e eu fico aqui com aquela sensação de que o tempo está passando rápido demais. Você também sente isso não é? Eu sei que sente. Aliás, a maioria da civilização ocidental compartilha essa impressão. Todos nós vivemos correndo, ou corremos para viver. Mas a pergunta que eu faço é exatamente essa: que tipo de vida queremos?
   Estamos sempre buscando um lugar ao sol (eu particularmente prefiro uma boa sombra), ter uma carreira brilhante e ganharmos dinheiro para satisfazer nossos desejos de consumo. Desejamos ser notados. Sonhamos com a fama e o reconhecimento de que o nosso trabalho é mesmo bom. Muitas vezes só faltamos gritar:
   - Olá, Estou aqui! Notem-me, por favor! Olhem o que eu fiz! Elogiem!
   E eu continuo a perguntar: Por que disso tudo? Qual a razão pra toda essa correria. Seria para melhorar de vida? Então precisaríamos entrar num consenso sobre o que significa melhoria. Qual o sistema de medida para pesarmos ou medirmos qualidade de vida?
   Será que ter uma vida boa é correr sem dar atenção ao que realmente interessa? Quanto tempo você não saboreia uma boa fruta? Falo em ter tempo para degustá-la, e não apenas mastigar e digerir. Quando foi que você teve tempo de ver a textura e o sabor de uma fruta fresquinha recém tirada do pé? Não lembra? Eu muito menos.
   Na África existe um velho ditado que diz: “Ao nascer o sol um leão precisa correr mais rápido que a lebre para não morrer de fome. E a lebre precisa correr mais que o leão para não ser devorada.” Não consigo saber quem sou. Não sei se sou a lebre ou o leão. A única coisa que sei é que corro. Atrás do vento talvez, mas corro.
   A certeza que agora tenho é a de que se eu pretendo viver, e bem, eu preciso parar. Estou decidido a caminhar. Devagar, olhando tudo o que se passa a minha volta. Não vou atrás de ser notado por ninguém. Eu que tenho que notar as coisas boas e agradáveis que a vida nos oferece. E ser grato. Agradecer a Deus por tê-lo ao meu lado nessa caminhada. Já devia ter feito isso há muito tempo, nunca é tarde. Lanço o convite para você meu amigo. Vamos todos juntos: Deus, você e eu. Aproveitemos então esse Passeio Público.

Um comentário:

  1. Início de ano é sempre a mesma coisa, é reveillon, e mais um ano se passou... foi um ano cheio, cheio de coisas boas e também cheio dos problemas, dificuldades, perdas, desilusões, foi para você e foi para mim.. normal, afinal somos humanos... Mas passou tão rápido não é mesmo!?! O ano recomeça e lá vem às promessas de buscar por um novo amor, por uma alavancada na carreira, aquela viagem dos meus sonhos, a casa, o carro, roupas, estudos e sem que percebêssemos chegamos ao fim, de novo... Mas o que deu errado? Não conseguiu concluir seus projetos? O tempo q foi curto? Ou será que não administramos bem o nosso tempo? Se o tempo é relativo por que não o usamos ao nosso favor? Fomos sucumbidos pela correria cotidiana, que os nossos passos se tornaram tão largos, que passamos por cima do melhor da vida, coisas simples como dar um bom dia aquela senhora q encontramos na esquina, passamos tão rápido por ela q nem notamos em sua face à sabedoria d uma vida... Aliás nunca nem a notamos lá... Não notamos muitas coisas não é mesmo? Pois só corremos e não caminhamos.. Por isso, agora ao findar o ano, no próximo reveillon vou pegar minhas anotações e colocar lá “prometo q vou parar para caminhar, vou dar um passeio junto a ti, junto a Deus”, alias por que esperar pelas promessas do ano? Vou fazer isso agora.. E vou contigo nesse passeio público!!! Topo sim... Por que não? Vamos todos cair p dentro?!?! Mas sem correr!!! rsrsrs

    ResponderExcluir