quarta-feira, novembro 25, 2009

Quem muito se abaixa

   Quase deixo passar um fato sem comentá-lo em meu blog. É sobre a imagem que vocês podem ver logo acima: O presidente americano Barack Obama reverenciando o imperador do Japão, Akihito. Essa cena ocorreu dia 14/11, enquanto Obama viajava pela Ásia. Mesmo já tendo faturado o Nobel da Paz ele não pára. Talvez, esteja em busca do bicampeonato...É melhor deixarmos as ambições pessoais dele e falar somente da reverência e de toda a polêmica que esse gesto causou na mídia e sociedade yankee.
   A foto nos mostra Obama curvado diante do nobre nipônico. Claro que isso fazia parte de um protocolo, e até mais que isso, é extremamente normal esse cumprimento em quase todo território asiático. O que Obama fez foi apenas um gesto gentil. Na verdade ele quis mostrar adequação a cultura local. Simples não?
Para o povo norte-americano não é tão simples assim.
   Nos EUA, essas imagens foram exibidas dezenas de vezes em talks shows políticos. O comentarista da Fox News, Willian Kristol disse: "[...] não é apropriado para um presidente americano se curvar diante de um estrangeiro". Já outra voz de peso, Bill Bennett, esse da CNN declarou: "É feio. Eu não quero ver isto. [...] Nós não reverenciamos imperadores. Não reverenciamos reis ou imperadores".
   Além desses comentários, outros mais estúpidos surgiram. Vários idiotas declararam que Obama ofendeu os familiares dos herois de guerra que morreram lutando contra os japoneses. Esse tipo de fala demostra o que é a sociedade norte-americana. Ninguém pensou ou falou que tal gesto seria uma desculpa pelo crime da bomba atômica. Aliás o mesmo Bill Bennet disse que é feio para o presidente dos EUA ficar por aí se desculpando. Feio Seu Bill? Feio é impor a sua cultura enlatada e os seus falsos ideias de liberdade por guela abaixo dos países em desenvolvimento.
   Não é de hoje que a popularidade de Barack Obama está em baixa. Como disse certa vez o Arnaldo Jabour: "Obama é tudo o que os EUA detestavam". Mas a impopularidade não é culpa dele. Os americanos estão decepcionados com eles mesmos. Por votarem naquilo que eles abominam. Eles não querem um Nobel da Paz para ser o seu chefe de Estado. Melhor é ter um tirano belicoso como o Bush. É disso que eles gostam. Um homem que imponha respeito através das armas,e assim, continuar o bom e velho imperialismo.
   Existe um ditado popular que diz o seguinte: "Quem muito se abaixa mostra as calças". Por isso tome mais cuidado Obama. Da próxima vez as cuecas podem aparecer...Do jeito que os yankees são obcecados por símbolos nacionais, eu não duvido que a cueca presidencial tenha as cores da sua bandeira, ou talvez uma  águia estampada. Não duvido mesmo!

Um comentário:

  1. Adorei seu artigo Thiago, me diz quem deu direito aos Estados Unidos deles serem os Juizes do mundo?!? Um país q prega um conceito de Liberdade, tem a democracia mais hipócrita do planeta! Dissimulam-se de justos, e caçam os oponentes de sua ideologia egocêntrica, e em nome da paz, derramam o sangue e sujam até mesmo a face dos jovens patriotas q morrem pela bandeira americana nas guerras de imposição democrática! Imposição???? Estamos falando de ditadura? Não, mas, eles abominam e até mesmo abolem paises q ainda mantém uma política imperialista. Entendesse que democracia é uma doutrina baseada na divisão justa de poderes e liberdade de escolher seus governantes... A liberdade do ato eleitoral.. Talvez seja isto q tenha afetado tantos os eleitores americanos?!?! O escolhido a presidente, para dar continuidade à democracia autoritária em gesto cultural reverencia um governante hostil de uma nação marcada pela bomba atômica! Um imperador!!! Terrível!!! Que ofensa aos bons costumes d um povo egoísta!!! Q feio Obama!!! Seu povo esperava mais de vc!!! Como vc mesmo diz acima Thiago, “quem muito se abaixa mostra as calças”, direi mais ao nosso Ganhador do Nobel da paz, “é muito curta a distância entre um tapinha nas costas e um pé na bunda”... Cuidado ao se abaixar, o pontapé pode vir do seu povo!!! E.. cuidado c a cueca!!! Enfim...


    Beiiijinhos carinhosos da amiga

    Verônica Dubois

    ResponderExcluir