domingo, novembro 08, 2009

Toca Raul

   Existe uma pergunta pertinente que todo o pai já fez ou ainda irá fazer para o seu filho:
   -  Que é que você quer ser quando crescer?
   Por trás dessa inocente pergunta está arraigada a ideologia capitalista do homem-máquina que só tem utilidade quando é capaz de produzir lucro. Por enquanto, a criança não passa de um ser inútil que desde cedo deve ser doutrinada que se quiser ser alguém na vida é preciso ir à escola.
   O infante ainda não está apto a assumir o status de “ser alguém”. Ele está mais pra algo. Ele é alguma coisa sem muita importância, mas que pode reverter essa condição quando crescer e se tornar alguém rentável o bastante para figurar no seleto grupo dos visionários homens de negócio.
   Muitas vezes, as crianças ao serem confrontadas em relação a sua futura profissão respondem de maneira lúdica que almejam tornarem-se bombeiros, astronautas, cantores ou jogadores de futebol. Por isso Jesus Cristo afirmou que o Reino dos Céus pertencem as criancinhas. Essas respostas são dadas por acharem que tais atividades são divertidas e excitantes. Elas não conhecem a fundo o mercado de trabalho, desconhecem a remuneração de cada classe,e não fazem ideia da notoriedade social de uma profissão em detrimento a outra. Isso pode ser melhor observado nos garotos que desejam ser pedreiros ou caminhoneiros, pelo fato do pai, ou outra referência afetiva, exercer tal função. Semelhantemente agem as meninas que querem ser veterinárias por gostarem dos seus bichinhos.
   Não satisfeitos com essas respostas, os pais, que sempre querem o melhor para seus filhos,matriculam os seus pequeninos nas escolas, para que o lúdico dê lugar ao racional. Lá eles aprenderão que nada deve ser feito com paixão. Deve-se escolher a profissão que dê mais dinheiro. Esse é o conselho mais martelado na mente de nossos pimpolhos inúteis. Afinal, eles são o futuro da nação, ou melhor dizendo, alguns deles, os que posteriormente gerarem receita.
   Depois ficamos como tolos perguntando o porquê da educação está tão precária. Quando a questão é muito simples: A educação castra o prazer e a diversão. É devido a essa realidade que Peter Pan recusa crescer e vai morar na Terra do Nunca. É muito melhor viver lá do que no Reino Burocrático e chato dos adultos.
   Colocamos um grupo de meninos enfurnados em um cubículo, chamado sala de aula, por aproximadamente 5 horas, enquanto do lado de fora faz um dia lindo para soltar pipa. Por que não aprender brincando? Seria isso uma irresponsabilidade? Eu creio sim que é possível aprender física num carrossel. Aprender química na cozinha, fazendo um delicioso bolo de chocolate e depois sentir o sabor resultante de um divertido aprendizado.
   Temos tantas ferramentas a nosso favor. A internet é uma ótima cartada. Até os sites que parecem fúteis podem servir para ensinar. O MSN poderia ser usado para que os alunos aprendessem ortografia. A criação de um blog poderia estimular a criação artística do alunado.
   Arte? Mas que tipo de arte? Seria uma arte lucrativa? Quanto iríamos faturar? Esbarramos nas cifras mais uma vez...
   - Que é que você quer ser quando crescer?
   Em uma de suas canções, Raul Seixas nos dá uma brilhante resposta: “Não adianta, pergutar não vale nada. É sempre a mesma jogada.Um emprego e uma namorada, quando você crescer”.
   Diante dessa chatice toda, ainda nos restam uns poucos momentos de entretenimento, como por exemplo um show de rock. Curtir um som e poder berrar:
   - Toca Rauuuuuul!

4 comentários:

  1. esse texto me lembrou,uma música de renato que se encaixa bem no contexto

    Quando nascemos fomos programados
    A receber o que vocês
    Nos empurraram com os enlatados
    Dos U.S.A., de nove as seis.

    Desde pequenos nós comemos lixo
    Comercial e industrial
    Mas agora chegou nossa vez
    Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês

    Somos os filhos da revolução
    Somos burgueses sem religião
    Somos o futuro da nação
    Geração Coca-Cola

    >>>>Depois de 20 anos na escola
    >>>>Não é difícil aprender
    >>>>>Todas as manhas do seu jogo sujo
    >>>>>Não é assim que tem que ser....
    ////nos desviamos muito do FOCO principal,e daqui a uns tempos pra alguns,não vai sobrar nem o toca Raul...

    ResponderExcluir
  2. Thiagooo, adorei o tema q vc escolheu, relembrei sonhos perdidos em minha conturbada trajetória... O q eu vou ser quando eu crescer? Quando menina eu respondia rapidamente “Vou ser Veterinária e abrirei uma clínica junto c meus primos, a Clínica Veterinária Dubois”.. O q aconteceu mesmo c meus sonhos d criança? Fui sucumbida pela realidade do mercado d trabalho, competitivo, impiedoso, capitalista... Meus sonhos d menina ficaram no passado, e a busca por um lugar ao sol, deu lugar aos estudos, cursinhos, vestibulares, faculdade e blá, blá... Lembro-me d quando conclui o 2º grau, ops, hj é ensino médio, mas já foi colegial... Enfim, tinha tantos planos, o futuro já estava a minha frente, foram anos presa dentro d uma sala d aula, e achando-me preparada descobri que só havia aprendido a teoria, pq a prática só mesmo estando lá, sendo adulta, nooossa, bem distante do q eu pensava ser quando menina... Geralmente ficamos confusos na hora de fazer o vestibular, mas como, se tínhamos certeza do q queríamos há alguns anos atrás?!? Estudantes e profissionais angustiados, temendo o desemprego, buscando status, promoções, remunerações... Nada disso passava pela minha cabeça, e as profissões q eu conhecia eram a de veterinária, professor, médico, engenheiro (apenas engenheiro), advogado, cantor, motorista.. hj são tantos os cursos oferecidos nas faculdades q fico zonza só d imaginar o q teremos na próxima década e assim por diante... Ainda assim, c tanta confusão, devo agradecer por fazer parte dessa pequena parcela q conseguiu chegar ao curso superior, mas existem tantas outras profissões a serem lembradas aqui, os graduados na faculdade da vida... Desde q tenhamos o pão d cada dia para dar aos nossos filhos, afinal a intenção é essa não é mesmo?!? Mas “acho” q estou no caminho certo, pelo menos eu tento chegar... Afinal se me perguntarem d novo “Que é que você quer ser quando crescer?” hj eu digo apena “ser feliz”, já q n posso mais voltar a ser criança, mas se inventarem um curso que me ensine novamente a pensar como uma, me avisem...

    Beiijos

    ResponderExcluir
  3. vc viu ne o novo perfil ai que está seguindo, tive que fazer outro perfil porque invadiram meu orkut, detonou até meu blog. Resumo tive que refazer tudo. meu novo blog eh
    http://sacrificiomaior.blogspot.com/
    e ah adorei o post

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKK, GOSTEI DO COMENTARIO DO PERFIL QUEM SOU EU!! MAS É CONVENCIDO ESSE MENINO, NÃO TEM GEITO PAZ.

    ResponderExcluir