terça-feira, novembro 09, 2010

Enem: Estereótipo Aborrecente


     Todos nós sofremos com os estereótipos. Eles estão em toda parte. Não há ninguém imune a rotulações pejorativas tais como: “Modelo: linda, loira e burra”, “Nordestino: cabeça chata e esfomiado”, “Nerd: estudioso, tímido e usa óculos”, dentre outros por aí a fora. Se tratando de faixa etária, os adolescentes são os que mais acumulam estereótipos, tanto é que existe um trocadilho que os chama de “aborrecentes”. E não fugindo a regra, gostaria de fazer uma breve análise sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), usando um estereótipo. O Enem é a síntese da “aborrecência”.

    Nascido em 1998 o Enem é um adolescente de 12 aninhos. E como cresce rápido essa molecada! No primeiro ano foram cerca de 157.000 inscrições. Na prova realizada no último fim de semana foram 4,6 milhões de candidatos.  Isso indica um crescimento 30 vezes maior de inscritos. Crescem muito rápido, e não atingem a maturidade. Por que isso? Porque a maioria não tem uma boa referencia na esfera familiar. Isso dificulta a sua cosmovisão. Afinal, o que querem esses jovens de hoje em dia? Estão sempre tão confusos. Nunca sabem ao certo o que querem, ou o que gostam. Suas propostas não são claras, seus projetos muito menos. Enem, qual a sua proposta meu querido? Antes você queria apenas avaliar o conhecimento dos estudantes brasileiros. Queria saber o nível de aprendizado dos alunos ao longo dos cansativos anos escolares. Agora você quer promover vagas nas universidades. E de que forma? Cansando ainda mais milhares de jovens em todo o país que ficam o ano inteiro tensos esperando o dia D de colocarem à prova tudo o que sabem, ou o que julgam saber, em dois dias de avaliação com inúmeras e exaustivas questões em um espaço de tempo curtíssimo. Enem, qual é a tua cara?

    Como todo “aborrencente”, esse bendito exame adora aprontar. E como apronta! Ano passado foi cancelado às vésperas de ser aplicado. O conteúdo da prova havia vazado. Esse ano, mais “traquinagens desse moleque”.  São tantas que prefiro nem comentá-las. A mídia “em peso” já expôs o que ele aprontou, e já esta tudo na “boca do povo”. E como disse anteriormente: A família tem “culpa no cartório”. O papai Luís Inácio, como se não bastasse a sua ausência paternal, ainda “encobre as safadezas” e “passa mão na cabeça do danado”. Lá da África diz que o Enem é um sucesso extraordinário. É mole? Isso me lembra aquele pai que vai à escola, descobre que o seu filho é o “pestinha da classe” e diz: “Meu filho age assim? Em casa ele não é assim comigo.” Pobre Enem, seus familiares são péssimos. O INEP, O Ministério da Educação, entre outros parentes mais distantes e agregados. Mas no final quem é que “paga o pato”?   

    Difícil responder. A Educação é vítima. Os estudantes, as escolas, as faculdades, enfim a sociedade é vítima. Num país como o nosso, em que a Educação é tratada com desprezo e só entra em cena nos discursos eleitoreiros de velhos lobos políticos, fica difícil vislumbrar melhores dias. O mais triste disso tudo é dizer que o processo educacional é um fracasso, e isso não é um estereótipo. Onde vamos parar? Só Deus sabe! Fato é que vários de nossos jovens e adolescentes, por falta de oportunidade e conhecimento morrem prematuramente todos os dias. Seria esse, o mesmo fim trágico, que o Enem terá? Agora é só esperar e ler as páginas policiais. Que tristeza!

Um comentário:

  1. Adorei sua crítica! vou expor aki no batedeira a minha indignação!!! Mais uma vez o Exame Nacional do ensino médio termina marcado por polêmicas e desrespeito aos estudantes! Fazendo uma breve viagem ao túnel do tempo, eu tive a honra de fazer a primeira prova do ENEM, quando ainda era uma adolescente, estudante de escola pública do interior... Lembro bem que naquela época, quando o nosso querido ENEM ainda engatinhava, não sabíamos ao certo o pq d estarmos fazendo aquela prova, pra testar os conhecimentos? Só isso? Era essa a visão adolescente da época... Assim como ainda é hj com milhares de estudantes do interior deste país afora, eu tive q sair da cidade onde resido para prestar a prova em outro Município, era cansativo, mas tudo tão novo... Tão promissor!!!! Como traria promessas o crescimento do pequeno ENEM, que hj, agora um adolescente, se tornou cansativo, e sem credibilidade nenhuma... Seria hipócrita se dissesse que não usufruí de seus avanços, como quando fui contemplada com um acesso integral ao ensino superior pelo PROUNI, foi um projeto que ajudou mtos jovens, que não tinham condições de entrar na faculdade senão desta forma, através d bolsas d estudo... Maravilhoso mas, desamparado! Preconceitos ou até mesmo o desprezo enfrentados por esses estudantes bolsistas é imenso, e agora já enfrentam ao prestarem as provas... Pelo visto, nosso jovem ENEM tem rumado para caminhos que só terão um fim... O fim... Lamento, não pelo jovem ENEM, mas por todos os jovens deste país! O governo cada vez mais coloca a educação em situação desprivilegiada, enquanto o nosso jovem ENEM se rebela contra todos...

    ResponderExcluir