quinta-feira, novembro 04, 2010

Ignorância: A marca do Preconceito.


    A estudante de direito Mayara Petruso virou evidencia por ter colocado no twitter frases como essa: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado”. Toda essa revolta preconceituosa dessa jovem paulistana de classe média se deu pelo fato de Dilma Rousseff ter sido eleita presidente do Brasil. Segundo a estudante, a “culpa” da vitória da candidata petista seria da população da região Nordeste, local em que Dilma teve mais apoio popular. Ainda, de acordo com a sua visão, os eleitores de Dilma seriam os beneficiados pela Bolsa Família, que nas suas palavras e de outros internautas são “vagabundos que não gostam de trabalhar”.
    Os seus comentários fizeram com que muitas outras pessoas manifestassem o seu preconceito, concordando com a “teoria” dessa “especialista em ciência política” (gostaria de ressaltar que estou sendo irônico, vai que algum paulista não compreenda...). É fato que a presidente eleita do Brasil conquistou muitos votos no Nordeste, mas isso não tem nenhuma relação com a “ignorância dos Nordestinos mortos de fome”. O preconceito quase sempre, ou sempre, vem entrelaçado com a ignorância. Se a nossa “futura advogada” conferisse os números oficiais veria que Serra seria derrotado mesmo sem os votos do Nordeste e do Norte. Se excluíssemos essas duas regiões, Dilma ganharia com margem de 300 mil votos. E veria também que tanto no Rio de Janeiro como em Minas Gerais, ambos estados do Sudeste, a petista ficou na frente do tucano.
    Engraçado falar em incoerência e em burrice apenas olhando para o Nordeste. Estranho ver que os ditos “intelectuais sulistas” elegem os governadores do PSDB e ao mesmo tempo elegem a presidente que é do PT e vice-versa.  O eleitor brasileiro em si é confuso e manipulado, independente de onde more. Outra coisa muito curiosa é o fato de pessoas como essa jovem desconhecerem a sua própria história. Muitos comentários falavam que os paulistanos trabalhavam para pagar a “bolsa-esmola” dos mortos de fome do nordeste que não fazem nada além de ter filhos. Se estudassem as suas origens veriam que quem suou para erguer a megalópole paulistana foi uma grande leva de trabalhadores vindos dos estados nordestinos. Se investigassem a sua árvore genealógica, iriam encontrar um nordestino entre os seus familiares.
    Lamento o que ocorreu, pois não é um fato isolado. Esse país está repleto de pessoas preconceituosas, o que é um atraso para o desenvolvimento de nossa sociedade. Lamento também o que acontecerá com a Mayara Petruso, que responderá na justiça por suas manifestações xenofóbicas. Porém o que não deve ocorrer é a impunidade. Se tais atitudes forem deixadas de lado, sem que as pessoas respondam criminalmente, o preconceito só tende a ganhar força,e a frase “Brasil, um país de todos” continuará sendo apenas um slogam do Governo.

Um comentário:

  1. Caraaaaaa... Em que mundo nós vivemos?!?! Como se não bastasse termos que conviver com o Xenofobismo dos países desenvolvidos, ainda temos q enfrentar esse preconceito infame dentro da nossa própria nação e se não bastasse originada de um concidadão? Aaah para a palhaçada heim!!! Acho que já chega dessa historinha de xenofobismo, homofobismo, preconceito racial, preconceito de classe e de bla´, blá, blá... Mentalidades que só servem para atrasar o país! Que profissionais estamos formando dentro das nossas universidades? Outro dia eu vi num telejornalismo um jogo universitário chamado de rodeio das gordas... Homens inescrupulosos procuravam suas vítimas, mulheres acima do peso considerado ideal, num preconceito em nome da ditadura do corpo, fingiam uma paquera e numa atitude imatura montavam em cima das meninas... que se humilhavam na tentativa de escapar! Criaram comunidades e lançaram vídeos pela internet... Uma estupidez! Mas o que significa isso? Os futuros profissionais desse país com atitudes infâmias que denigrem a imagem dos estudantes sérios, que buscam cursos superiores para crescerem, mas infelizmente, muitas pessoas ainda mantêm pensamentos arcaicos que com todo o investimento intelectual aplicado nos estudos não surtiram resultado... Lamentável... Mas essa tem sido a cara do nosso país de todos... Realmente, apenas um slogam e nada mais!!!!

    ResponderExcluir