segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Adeus Ronaldo

   
   Hoje o planeta reverencia os dos maiores jogadores de futebol do mundo. Ronaldo Nazário, o nosso eterno Ronaldinho, que ganhou dos exigentes torcedores do Barcelona o apelido de “fenômeno”, graças a gols antológicos, com uma explosão nunca vista, deixando vários marcadores comendo poeira e finalizando sempre com categoria. Faro de gol nato. E em sua primeira temporada na Espanha, faturou o prêmio da FIFA de melhor jogador daquele ano, 1996, e ainda receberia por mais duas vezes em 1997 e em 2002.

   Só que apesar de parecer uma figura mítica, como a Fênix que ressurgiu das cinzas. Ronaldo, que tantos problemas enfrentou em sua brilhante carreira, e que superou com títulos e gols, dentre o mais importante o Título Mundial de Seleções em 2002, sendo o artilheiro do torneio com oito gols, quando todos duvidavam de que ele voltaria aos gramados, decidiu se aposentar. Nas palavras do próprio, sente dores até pra subir escadas, e ainda revelou que tem hipotireoidismo, o que dificulta perder os quilos que vem acumulando ao longo dos anos.

   Recentemente o Fenômeno era o principal alvo das críticas dos torcedores do “Timão”, que exigiam a sua saída pelo fraco desempenho em campo e pela frustrante eliminação na Pré-Libertadores contra o inexpressivo Tolima da Colômbia. É bem verdade que as duas últimas temporadas não foram boas para o jogador, que acumulou lesões e ficou de fora de várias partidas, o que prejudicava a sua forma física já “avantajada” para um atleta profissional. Porém Ronaldo tem um saldo positivo em sua passagem pelo Corinthians. Logo em sua chegada, em 2009, conquistou dois títulos: O Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, fazendo gols decisivos, sendo genial como todos esperavam que ele fosse.

   Fora de campo, envolveu-se em muitas polêmicas, sempre foi um jogador baladeiro e mulherengo. Mas também marcou golaços fora das quatro linhas. Como a partida da seleção canarinha no Haiti, idealizada pelo Fenômeno, como embaixador da ONU. Tão reconhecido quanto Pelé, não há quem não aprecie futebol e não goste do nosso eterno camisa 9. E principalmente a nação de brasileiros que viu ele nos dar muitas alegrias. Após 18 anos jogando profissionalmente, Ronaldo dá adeus aos gramados. O maior artilheiro das Copas do Mundo, Três vezes Bola de Ouro, a genialidade em forma de jogador, fenômeno e inigualável, vai deixar muitas saudades aos amantes da bola. Obrigado Rooooonaldiiiiiiiinho!!!

Um comentário:

  1. Apesar das mancadas que deu no fim da carreira...foi o maior que vi jogar...Não podia faltar essa homenagem.

    ResponderExcluir