sexta-feira, julho 15, 2011

Entre o Ser e o Ter



O Jornal Hoje, exibido pela Rede Globo, fez uma série de reportagens sobre a Suiça. Um país cheio de peculiaridades, localizado entre a Alemanha, França e Itália, que herdou os três idiomas e conseqüentemente a cultura de seus vizinhos. A equipe do JH fez um excelente trabalho e mostrou o que esta nação pode ensinar a cerca de civilidade e sustentabilidade.

Além dos famosos chocolates e relógios, os suíços tem muito mais coisas para se orgulharem. Lá o cidadão é respeitado e tem seus direitos assegurados. Uma prova disso é o eficiente sistema de transportes, sobretudo o ferroviário, que liga todas as regiões do país. Pra se ter ideia, o painel eletrônico das estações avisa aos usuários um mero atraso de 2 minutos.

Ao todo são mais de cinco mil quilômetros de linha férrea, que nas cidades se conectam as linhas de ônibus. É tão eficaz que metade da população de Zurique não possui carro. Isso mesmo, os moradores da cidade mais populosa da Suíça aderem ao transporte público. É uma escolha, e não falta de condições para comprar um veículo particular.

A qualidade de vida é uma das melhores do mundo, porém entre o ter e o ser, os suíços ficam com a segunda opção. No vilarejo de Mürren, carros são proibidos. Isso porque os seus habitantes não querem conviver com a poluição causada pela fumaça dos automóveis. Um plebiscito recente questionou se a lei deveria continuar ou não e a resposta das urnas foi a que os carros não são mesmo bem vindos por lá.

Sustentabilidade é uma prática e não apenas um termo. Energia limpa está presente até nos hotéis mais luxuosos dos grandes centros. Entre os trens, 99% são movidos à eletricidade e o sistema de frenagem reaproveita energia. Como seria bom ver o Brasil próximo desse modelo, pois assim, ordem e o progresso seria bem mais que uma frase presente em nossa bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário