domingo, julho 31, 2011

Vertical e Horizontal



Existe uma palavra muito enfatizada nas igrejas e na atmosfera religiosa que é: AVIVAMENTO.  O que é? E quando acontece? O termo ocorre em ambos os testamentos, velho e novo, e pode ser interpretado como manter algo vivo, preservar, retornar as origens, revitalizar. Os cristãos andam sonolentos e relapsos, mesmo assim clamam por um AVIVAMENTO.

Esse evento sobrenatural, onde o Espírito Santo revigora as forças dos fiéis não ocorrerá enquanto verticalizarmos o seu efeito. Pra que estar cheios do Espírito se continuamos acomodados e não olharmos o nosso próximo que está aflito? Não quero tirar a Soberania desse ato divino, mas quero atentar para algo que a própria Palavra nos exorta.

Na primeira carta de João 4:20 lemos o seguinte: “Se alguém declarar que ama a Deus, porém odeia a seu irmão, é mentiroso, porquanto quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não enxerga.” Podemos dobrar nossos joelhos, fechar nossos olhos e chorarmos desesperadamente pedindo ao Pai que venha nos avivar, sem caridade e benevolência para com os nossos semelhantes, nossa petição não será atendida.

O relacionamento com o Criador não é estritamente vertical, ele também deve ser horizontalizado e aquele que diz que serve a Cristo deve servir aos homens. A pessoa que se intitula cristã tem por dever chorar com os que choram (Rm 12:15). Deve estar sempre disposta para emprestar, para doar, seja tempo, dinheiro ou o que alguém necessitar (Mt 5:42). Não é opcional, é uma dívida que temos que pagar perante a sociedade (Rm 13:8).

O cantor e compositor João Alexandre têm um verso em uma de suas canções que diz: “Enquanto se canta e se dança de olhos fechados, tem gente morrendo de fome por todos os lados. O deus que se canta nem sempre é o deus que se vive, pois Deus se revela, se envolve, resolve e revive”. É triste, mas real. AVIVAMENTO não é um movimento, um alarido ou um modismo. Ocorre quando nos prontificamos a promover o Reino dos Céus desde já. Salvando o homem integralmente e mudando sua vida bruscamente para melhor.

Neemias chorou ao saber da situação lastimável de Jerusalém. Ele foi usado para promover o AVIVAMENTO, e fez melhorias sociais para aquele povo sem expectativa. Leia a sua história na Bíblia Sagrada e veja como uma coisa está ligada a outra. AVIVAMENTO quando ocorre, é uma benção do qual desfrutam os que são e os que não são parte da Igreja. Reflete na sociedade e Deus é glorificado.

Se de fato você deseja ser avivado, passe a amar mais os seus semelhantes. Tenha uma atitude submissa. Seja apto para servir na sua comunidade. Se você se deixar ser usado para realizar o Chamado de Cristo e amar sem medidas o mundo assim como ele amou e se entregou para a salvação dos que crêem: Seu coração arderá como uma brasa. Você será tomado por uma paz e uma alegria inexplicável. Eis que surgiu o tão aguardado AVIVAMENTO vindo dos Céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário