domingo, agosto 07, 2011

As Mentiras do Plim-Plim


Ontem as organizações Globo lançaram um documento contendo a sua política editorial. Os princípios jornalísticos que norteiam o grupo foram anunciados pelo “Casal Nacional” Willian Bonner e Fátima Bernardes no último bloco do telejornal de maior audiência do país. Foi uma apresentação comovente, mas nada convincente.

Podemos extrair do texto a seguinte definição de jornalismo: “Jornalismo é o conjunto de atividades que, seguindo certas regras e princípios, produz um primeiro conhecimento sobre fatos e pessoas". A Seção I do documento trata dos atributos considerados indispensáveis para levar informação com qualidade. São eles: a isenção, a correção e a agilidade.

Quanto aos dois últimos, não tenho nada a questionar. A Globo cumpre bem o seu papel, mas o primeiro não passa de uma falácia. Não existe isenção no jornalismo, tanto o Global quanto o de qualquer outra agência. Existem notícias omitidas, outras são encomendadas, e o que move tudo isso é o poder econômico.

O texto indica que para haver a isenção não pode haver assuntos tabus e deve-se acolher o contraditório. Balela! Por que a Globo não noticiou as polêmicas declarações do presidente da CBF, Ricardo Teixeira? Por que o fantástico ao denunciar as ocupações ilegais de terras nos dois últimos domingos não mencionou o apresentador Luciano Hulk que cercou uma praia?

A resposta é simples meus amigos: Não é bom para sua imagem. Não é bom para os negócios. Também funciona assim com outros grupos. Ou alguém aqui acredita que a Rede Record irá vincular alguma notícia ruim envolvendo o Bispo Macedo e a Igreja Universal? Não há dúvida alguma de que esse esquema sempre foi assim e sempre será.

Na Seção II diz que a lealdade do jornalista é com a notícia, mas na prática sabemos que ele será leal a quem lhe paga melhor e noticiará apenas aquilo que lhe convém.  Ainda é possível ler tal absurdo: "A regra de ouro é divulgar tudo, na suposição de que a sociedade é adulta e tem o direito de ser informada. A crença de que os veículos jornalísticos, ao não fazerem restrições a temas, estimulam comportamentos desviantes é apenas isso: uma crença".

Mediante tais palavras eu que não acredito que eles considerem a nossa sociedade adulta. Pensa que já é o bastante? Então leia isto: "As Organizações Globo serão sempre independentes, apartidárias, laicas (...) Não serão, portanto, nem a favor nem contra governos, igrejas, clubes, grupos econômicos, partidos. Mas defenderão intransigentemente: (...)a democracia, as liberdades individuais, a livre iniciativa, os direitos humanos, a república, o avanço da ciência e a preservação da natureza".

Quanta abobrinha! O blábláblá chega a causar náusea. Só quem for muito leigo ou inocente enxergará um pingo de verdade nesse lengalenga. A Globo foi a porta-voz do Regime Militar, morre de medo e não quer a abertura dos arquivos da Ditadura e na maior cara-de-pau diz que é defensora da democracia. Só faltava dizer que eles não atacam igrejas...Ah, não, eles disseram isso também. Hipocrisia, a gente se liga em você!


5 comentários:

  1. Ainda Não o tal documento da Política Editorial da "Plimplim" depois tiro as minhas impressões.

    ResponderExcluir
  2. Pois leia meu querido...está disponível no Portal G1...Forte abraço...senti sua falta aqui no Batedeira, bom te rever!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Thiago, Li hoje o Blá, blá, blá... Nada de novo... Coisa pra enganar os bobos ou seja quem queira ser! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. E não é? Se aproveitam da memória curta do povo...Será quem um dia a população deixará de ser massa de manobra? Tem horas que falta esperança...

    ResponderExcluir