sexta-feira, agosto 05, 2011

Por que Agosto é Agosto?

Hoje, dia 5 de Agosto, fiquei pensando sobre um assunto para publicar aqui no Batedeira. Então me veio a ideia de falar sobre o mês de Agosto. Isso é lá assunto? Você pergunta. E eu respondo que sim. É uma história curiosa que nos reporta ao antigo Império Romano. E, sobretudo da vaidade de um imperador.

Tudo começa quando Júlio César implanta mudanças no calendário romano. Em 46 a. C. entra em vigor aquele que ficou conhecido para a posteridade como Calendário Juliano. César solicitou a mudança por perceber que as festas de celebração à estação das flores caíam em pleno inverno.  

As mudanças ocorreram e agora o ano tinha doze meses e 365. O conceito de ano bissexto também surgiu a partir daí. Posteriormente, o Senado, que havia tramado a morte de Júlio César, resolveu homenageá-lo. O mês de Quintilis agora era o mês de Julius (Julho). Não sei você, mas eu que não queria ser homenageado pelo Senado...

Em 8 d. C. Otávio Augusto, o homem que inaugurou a fase imperial da história romana também fez mudanças. Uma delas foi a inserção do dia extra, que formava o ano bissexto. Antes esse dia era acrescentado a cada três anos, mas agora passava a se acrescentar mais um dia no calendário a cada quatro anos.

Augusto, o divino não podia ficar atrás de Júlio César, por isso também ganhou um mês em sua homenagem. Sextilis virou Augustus (Agosto) e não podia ficar com 30 dias, pois o mês de César tinha 31. A solução foi tirar um dia de Fevereiro para colocar no de Agosto. Isso é que é levar a vaidade ao extremo!

Durante todo império, a troca de nomes era comum, o mais radical foi Cômodus que alterou a nomenclatura dos doze meses. No século XVI, o Papa Gregório XIII mudou outra vez o calendário. Os países ocidentais adotam então o Calendário Gregoriano pela influência católica, porém os ortodoxos continuam fiéis ao Juliano até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário