sexta-feira, outubro 21, 2011

E aí Maquiavel?


Vossa Majestade, Rodson Lima


Nicolau Maquiavel, autor de “O Príncipe”, nunca foi lá muito bem compreendido. Muitos desconhecem a sua obra ou a leram tirando do seu contexto. A frase: “os fins justificam os meios” é sempre usada como um resumo dos conselhos maquiavélicos à Lourenço de Medici. Mas não é bem assim. Existe ética em seus conselhos, pena que nossos políticos não aplicam.

No capítulo 16, o autor fala como o príncipe deve cuidar de suas finanças. Ser gastador é um erro, não pode deixar o povo na pobreza e usufruir do luxo à custa da população, pois se isso ocorrer ele será odiado. Pois bem, o vereador de Taubaté - SP deveria saber disso antes de postar no facebook que vivia há 15 anos como um príncipe graças ao povo.

Os comentários feitos por Rodson Lima (PP) ocorreram ontem, dia 20/10: “Nesse momento, estamos hospedados em um hotel cinco estrelas, com uma 'big' de uma piscina e de frente para o mar. Tudo pago com dinheiro público. O povo me dá vida de príncipe”. Ele e outros parlamentares brasileiros participam de um encontro sobre o Legislativo sediado em Aracaju - SE.

Obviamente muitos internautas “baixaram o sarrafo” na “vossa majestade”. Alguns o insultaram com agressividade e foram respondidos no mesmo tom por ele. O Sr. Rodson Lima responde a 14 processos na Justiça Eleitoral e não poderá disputar as eleições municipais do próximo ano. Seria então o fim do seu “reinado”? Parece que sim. Mas não o de sua dinastia, pois o mesmo declarou que irá lançar os seus dois filhos, os príncipes-herdeiros, na vida pública também.

Vícios e virtudes, um bom príncipe deve saber dosar quando usar um ou outro. Aqui no Brasil os vícios são explicitamente mostrados por nossos representantes e o povo com cara de “trouxa” vê e ouve coisas absurdas, tal como a declaração desse corrupto vereador. E aí Maquiavel: Que conselho você daria aos nossos políticos? Missão difícil até mesmo pra você caro Nicolau.

Um comentário: