sábado, outubro 15, 2011

A Luta é de Todos e para Todos



Hoje é Dia do Professor: O que comemorar? Não temos um bom salário, não temos instrumentos didáticos ideais, não temos sequer o reconhecimento de que o nosso trabalho é importante. Um professor pode ter pós-doutorado, mas quem é Doutor no Brasil é apenas médico ou advogado, e alguns empresários. Mas enfim, deixo aqui minhas felicitações à classe.

Recentemente postei no facebook uma foto com a seguinte legenda: “No futebol o Brasil ficou em 8º lugar e todo mundo ficou triste. Na educação estamos em 85º e ninguém reclama...O salário de 344 professores é igual ao de um parlamentar.”  Uma aluna decidiu comentar e disse que eu devia buscar uma outra profissão se estou insatisfeito e não pedir ao governo.

Ela falou muito mais abobrinha, mas não a culpo, a coitada nada mais é do que uma desinformada, fruto da falta de investimento em Educação. Falei alguma novidade? Não. O Brasil está finalmente indo “pra frente” como dizia a música da Copa de 70. Somos a 7ª maior economia mundial, e estimativas para o futuro é de que seremos á 3ª ou a 4ª. Naquela época em que vivíamos numa ditadura e sonhávamos em ser grande, cerca de 3% do nosso PIB era voltado para a Educação.

Vale lembrarmos que éramos “90 milhões em ação” hoje somos mais de 190. Muitos especialistas acreditam que 10% do nosso PIB deveria ser usado como investimento educativo. A UNE está com um abaixo-assinado para ser entregue ao Congresso Nacional exigindo esse percentual e mais 50% do Fundo Social do Pré-Sal. Agora sim estamos falando em desenvolvimento. Deve-se entender de uma vez por todas que sem uma educação de qualidade todo o progresso é ilusório.

Tenho apenas 4 anos de licenciatura, já vi muita coisa desanimadora, mas continuo na luta, juntamente com outros profissionais que acreditam numa mudança desse quadro. Alguns já jogaram a toalha, não os critico, pois foram anos de labuta sem ver resultados significativos. O desânimo é de certa forma justificável. Resta saber: até quando o professor vai ficar levando porrada por aí? Tomara que essa luta esteja no round final e não os professores, mas a população brasileira nocauteie o atraso de meio milênio.

************************************************************************

Abaixo-assinado "Educação 10"
10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para 
Educação:

2 comentários:

  1. Nossa uma luta mesmo! Na área de Educação especial ainda enfrentamos a meta 4 que quer acabar definitivamente c as escolas especiais como as que eu trabalho implantando um sistema d inclusão errôneo... mas claro estão pensando no futuro do país neh mesmo?!?!? No bem estar! Deixando d investir nessas escolas, colocondo esses alunos na marra na rede pública, o q seria mais vantajoso p o governo não eh mesmo?!?!? mas, voltando ao infeliz comentário desta aluna, ainda só vi essa discussão hj! após ler a sua postagem fui ao Face conferir! Voltei pasmem! O país ta mesmo pedindo socorro na Educação, estamos formando desinformados! Mas não a culpo, culparei o sistema que vem distorcendo o conhecimento e formando verdadeiro zumbis! Mais uma vez palmas p o Governo que sempre consegue o que quer, investir na ignorância, impedindo os futuros cidadãos do amanhã de terem a capacidade de refletir, pensar e agir! E ainda assim, acham q a classe n merecesse vencimentos dignos!

    ResponderExcluir
  2. Eita que luta! Professor desvalorizado. Educação falida. 10% do PIB já.

    ResponderExcluir