sábado, outubro 29, 2011

Nota Zero para o Enem



Como deixar passar em branco esse vexame que é o Enem sem criticar? Parece até as tubulações da Compesa,vive vazando. Será possível que o MEC não consegue nem realizar a simples tarefa de fazer uma prova, uma vez por ano sem que nada venha dar errado? É transtorno em cima de transtorno, e o que é pior: os estudantes é que são penalizados. Pode uma coisa dessas? Infelizmente parece que sim.

Por causa do pré-teste, que ridiculamente utiliza as mesmas questões do Exame nas vésperas de ser realizado, houve mais um vazamento. Os alunos do colégio Christus (Fortaleza-CE) tiveram um material com 14 questões do Enem e por isso saíram em vantagem. Má fé da escola? Incompetência do MEC ou do INEP (que realiza as provas)? Fato é que os alunos, que nada têm com isso terão suas provas anuladas e farão as provas novamente.

Coitados, depois de um ano super tenso, cheio de pressão para conseguir uma boa nota e ter o encaminhamento merecido para uma universidade renomada, depois de um fim de semana “queimando as pestanas” com uma bateria de questões, os 639 alunos do Christus vão refazer as provas no fim de Novembro. Que situação!Mas há quem proteste e diga que refazer a prova é ter uma chance a mais e assim sair no lucro. Hum...olhando por esse lado...

Em 2009 houve vazamento e a prova adiada, 2010 outra sério de erros e agora também: Qual é? Está virando tradição. E engraçado que a culpa é sabe de quem? Dos nordestinos! Pelo menos foi isso que disseram uma cambada de babacas pelo twitter e facebook. Xenofobia “da braba” contra a população do Nordeste. Vale lembrar que o Sr. Fernando Haddad, o “lambão” Ministro da Educação é Paulista.

Esse já é o segundo texto que escrevo sobre as falhas do nosso Enem, e como disse na ocasião: é o estereótipo do “aborrecente”. Têm 13 aninhos e nos dá uma baita dor de cabeça. Ficamos então com a promessa de que na próxima vez tais falhas não vão mais se repetir. Pois bem, quem acredita nisso já está colocando a meia na janela esperando Papai Noel chegar.

Um comentário:

  1. Nota Zero é pouco...tem q ser -1....é muita palhaçada....ninguém merece, os coitados dos alunos passam um ano de tensão e quando vão fazer a prova ainda rola esse stress todo...francamente, incompetência tem limite.

    ResponderExcluir