terça-feira, novembro 08, 2011

Paródia Estudantil



O que queriam os estudantes da USP? Qual a sua bandeira? Ao que me parece não existe bandeira e o autoritarismo dessa vez não estava do lado da Máquina Estatal. Pois bem, hoje a PM Paulista acabou com a palhaçada, e cedinho, antes das 7 horas, os 63 alunos que ocupavam a Reitoria da maior Universidade do país foram parar no xilindró.

A causa da ocupação é ridícula. Protestavam contra a presença da Polícia Militar e queriam o fim do convênio PM-USP. E por quê? Pra poder fumar maconha em paz? Não tinha nenhum sentido essa arbitrariedade. Falo arbitrariedade porque uma minoria decidiu pela ocupação. Grande parte da comunidade estudantil reprovou a atitude puramente pueril.

Tudo começou quando do dia 27 de Outubro, 3 universitários foram abordados por PM’s por estarem dando um “tapinha na erva”. Houve resistência, revide e um tumulto generalizado. De maneira desordenada e sem muita informação, cem estudantes invadiram um prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Acontece que na terça passada, por decisão realizada em assembléia, 559 alunos votaram a favor da desocupação da FFLCH, contra 458 que desejavam continuar. Não satisfeitos, os derrotados migraram então para a Reitoria, passando por cima da Assembléia e posteriormente de uma Ordem Judicial que exigia a sua saída.

A foto que está no início desse post, mostra o que virou o movimento estudantil: O rapaz que oferece a flor a um policial devia estar fazendo referência a “Revolução dos Cravos”. Que paródia imbecil. Infelizmente, os “DCE’s da vida” nada mais são a não ser uma paródia. Falta ideologia. Falta intelecto.

Falta muito pra que o atual Movimento Estudantil possa vir a ser Movimento Estudantil. São jovens que muito mal leram Marx e alienados se deixam manobrar por partidos da pseudo-esquerda que só querem mesmo é tomar as rédeas do poder. E aqueles que até leram Marx, é hora de fazer uma releitura e entender que estamos no século XXI e não no XIX.

Um comentário:

  1. Este movimento estudantil foi ridículo! Quiseram associar a presença da Polícia no campus com a repressão da época da ditadura militar, quando os estudantes realmente reivindicavam causas nobres e justas!

    ResponderExcluir