terça-feira, janeiro 24, 2012

As Minúcias de um Fato



A primeira postagem inédita do Batedeira é sobre um assunto sério, mas que precisa ser melhor observado: Os Protestos dos Estudantes contra o aumento das passagens de ônibus em Recife. Muito se fala da truculência da polícia, principalmente nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, a foto acima é compartilhada entre muitos usuários com o intuito de mostrar “a cara” do agressor. Daí eu pergunto: Pra que? Estaria ele apenas cumprindo seu papel...Esse “lutador de MMA” apenas dança conforme a música.

Antes de me chamarem de representante da Direita, alienado, conservador ou Governista, peço que continuem a leitura e atentem para minha argumentação. Depois de lido, posso ser refutado ou repudiado (Como queiram). Todavia, é necessário observar as minúcias que estão ao redor dos fatos. Não condeno a polícia, até porque é para isso que ela foi criada. Faz parte do poder coercitivo do Estado. Engana-se quem pensa que o povo é soberano em nossa pseudo-democracia liberal.  Óbvio que o policiamento não ia deixar que os estudantes se deslocassem para frente do Palácio das Princesas, e para isso a força bruta é legitimada pelo próprio Governo.

E vocês acham que o povo é contra a brutalidade? Nada disso.Quantas falas eu presenciei de pessoas chamando de palhaços e arruaceiros aqueles que estavam protestando. “São alienados” dizem os esquerdistas de carteirinha. Eles acham que estão fazendo algo de bom para a população, afinal protestam contra o aumento de 6,5% da tarifa de um transporte sem qualidade para o usuário. Porém o povo não se sente representado em meio a tanto partidarismo e propaganda socialista presente nos protestos. A maioria desconhece a biografia de Che, Marx, Lênin e Trotsky. Uma das bandeiras mais vistas era a do PSTU, partido que não tem nenhum representante político e sempre tem pouquíssimos votos nas eleições...Ah..havia bandeiras do PCR também.

Protestar é correto, é constitucional e blábláblá...Mas os trabalhadores precisam se deslocar para não levar advertência do patrão. Ninguém é a favor do aumento, porém ninguém quer passar mais tempo na parada porque depredaram o coletivo que os levaria para casa. Se quer reivindicar, e quer a adesão popular, joga fora todo o partidarismo e toda panfletagem marxista. É preciso dialogar com as massas e fazê-la entender o que se passa...Só que ao invés disso, tentam empurrar “guela abaixo” um discurso  equivocado com linguajar totalmente descontextualizado (grande capitalista, mais-valia, proletariado, alienação e etc...). Por essas e outras, que o descrédito e a hostilidade frente a essas manifestações ainda acontece.

Tenho certeza que serei mal interpretado por boa parte das pessoas que irão ler esse artigo, o que não é exclusividade minha; toda idéia quando exposta está sujeita a interpretações errôneas. Só gostaria de finalizar esclarecendo que não sou partidário de nenhuma corrente política que legitime o Estado, minhas tendências são anarquistas, mesmo não acreditando numa eventual sociedade liberta das tiranias do Poder Estatal. Falo isso pra deixar sobreaviso aqueles que queiram criticar meu ponto de vista - que está longe de ser um axioma – por favor: não me acusem de pertencer a nenhum Partido.

8 comentários:

  1. É complicado! É polêmico! O que eu acho disso tudo é que realmente essa forma de protestar está cada vez mais ineficaz, mas qual a solução? A curto prazo não consigo enxergar outra. No livro 18 brumário de Karl Marx, o autor fala dos partidos da França do século XIX e de como a burguesia tentou e conseguiu colocar os reais representantes do povo, fora das esferas de poder estatais e é isso que acontece hoje. Por isso, temos a OBRIGAÇÃO de eleger esses representantes do povo e ele ainda existem! são poucos, mas existem! No mais, acho que a esquerda tem sim que se unir cada vez mais e discutir suas formas de atuação. Como sempre, bom texto! Valeu, Thiago!

    ResponderExcluir
  2. Pois é minha amiga...se a coisa é ineficaz, então pq continuar com ela? Dar murro em ponta de faca é algo que não faz lá muito sentido, né?

    O que acontece é que a alienação está dentro dos esquerdistas...que fazem uma leitura descontextualizada das obras Marxistas...o sistema que ele condenou é essencialmente e nominalmente o mesmo: O Capitalismo, no entanto dois séculos se passaram e é preciso estudar a fundo esse Sistema que vigora no século XXI e não no XIX.

    ResponderExcluir
  3. Eu entendo... e concordo em partes, porque acho que é melhor fazer alguma coisa do que nada. E quanto a Marx, eu sou suspeita pra falar... pra mim ele continua atualíssimo, mas é claro que ele não deu conta de toda a realidade, porque isso seria impossível também... O capitalismo não é o mesmo, sua forma de alienação está cada vez mais eficaz... O capital se aprimora cada dia mais na arte de tornar os seres humanos "não-sujeitos". É difícil dar conta de uma realidade perversa como a desse sistema, mas, pra mim, Marx foi o que melhor fez isso, até hoje.

    ResponderExcluir
  4. Sabe pq não sou favóral a máxima "melhor alguma coisa do que nada". Pq "essa coisa" não deu resultados, assim como "nada" daria....só que "essa coisa" gerou aborrecimentos e criou uma atmosfera caótica, enquanto que o "nada" seria incapaz de gerar...até pq é "nada"...conjunto vazio...não está contido...kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Concordo que Marx fez uma boa leitura da sociedade, porém é preciso fazer novas leituras e redirecionar muito de seus pontos, para enquadrar o seu pensamento com a nossa era.

    Mas te agradeço por comentar, por discordar e por movimentar esse espaço aqui...Sinta-se a vontade pra fazer isso mais vezes...rs

    ResponderExcluir
  5. Parceiro, você como sempre com pontos de vistas precisos. Enquanto todos analisam os fatos só por fotos e pelos scraps, posts dos facebooks ou orkuts da vida você analisa o ponto mais ao fundo. Também pensei nesta mesma situação , os partidários tomam conta das manifestações e a parte da população, principalmente os jovens, comem essa "pala" de que a uma revolução ali. Parabéns, protesto é isso, mesmo no silêncio , na surdina, os tenores da reflexão devem se fazer ecoar.

    ResponderExcluir
  6. Mas, não fazer nada é dizer: tá tudo bem! e é isso que não podemos permitir...

    ResponderExcluir
  7. Tenho certeza que serei mal interpretado por boa parte das pessoas que irão ler esse artigo... Falo isso pra deixar sobreaviso aqueles que queiram criticar meu ponto de vista...
    Acho que tem uma canção que diz mais ou menos assim: CONFESSO ACORDEI ACHANDO TUDO DIFERENTE... Parece ser cantada por Ana Carolina. Pois é, meu nobre amigo, irmão camarada Thiago, manifestações e mobilizações desta natureza parece que de fato perderam sua força ao longo do tempo, os porquês parece que você próprio deixou claro em seus comentários citados partes dele acima por mim. Olhando para história bem recente em nosso país os caras pintadas, o MST e outros movimentos conquistaram seus objetivos até quando priorizaram seus ideais de igualdade, dignidade por uma sociedade mais justa. Se olharmos ainda mais para o passado podemos citar também mobilizações contra a segregação racial nos anos 60 nos EUA. A história estará com vários exemplos que foram bem sucedidos. Olhando para os últimos exemplos em especial em nossa capital, nas ruas e nas redes sociais, vamos perceber que a mobilização se não em 100% mas conseguio êxito, basta lembra o auxílio gasolina para os nobres vereadores e as passagens de ônibus que teríam um aumento ainda maior... Amigo Thiago, entendo perfeitamente seu comentário ou talvez não entenda, mas penso que em todo e qualquer movimento, mobilização em qualquer área da sociedade, que nós SERES HUMANOS RÍDICULOS E LIMITADOS QUE USAMOS APENAS 10% DA NOSSA CABEÇA ANIMAL, estivermos presentes, as motivações, os interesses e outras coisitas mais entorno serão as mais variadas possíveis. Mas o fato é: não podemos simplesmente deixar de nos mobilizarmos, não podemos deixar de protestar mesmo, claro de maneira pacífica, ordeira, sem insultos, sem desordem, até porque quem promove estes absurdos se quer sabe o que é protesto. Finalizo, com um pensamento de um cara que não deixou de participar de mobilizações e de protestar: "A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável."Mohandas Karamchand Gandhi.

    ResponderExcluir
  8. Não sou contra protesto, sou contra o pseudo-protesto...Continuo afirmando que essa manifestação não surtiu efeito, já estamos pagando mais caro pra andar de ônibus...A população não abaraça essa manifestação, até pq mesmo sendo por "uma vitória coletiva" o partidarismo e o engajamento ideológica afastam as massas que não querem participar devido a tanta politicagem....

    Tem muitas formas de protestar: recolhendo assinaturas, fazendo um questionário com a população sobre a precariedade do serviço oferecido e entregar para as autoridades cabíveis...pelo menos assim o povo é consultado e tem adesão. Mas pq não é feito assim? Pq não querem anonimato, querem a mídia, principalmente em ano eleitoral.

    Eu, particularmente, entendo muito bem quando o trabalhador xinga de imbecís esses estudantes, pois fazem muito barulho e no fim das contas, o resultado não é atingido...é muita imbecilidade mesmo, deixar a massa de fora de uma manifestação que a ela pertence em nome de ideologias moribundas...

    ResponderExcluir