segunda-feira, março 05, 2012

Cloacracia: O Sistema Político do Brasil


Psitacídeo com a cloaca machucada (quem será que pôs a mão aí?)

   Aristóteles dizia que a democracia é um sistema degenerado. Em contrapartida, Políbio afirmava que a democracia é boa, mas degenera-se em oclocracia.  Numa definição simples e direta: oclocracia é o poder da multidão. Todavia, deixando de lado a nomenclatura, ambos concordam que a vontade da maioria é uma espécie de tirania. Isso não seria mal se todos os cidadãos fossem iguais. Nós sabemos bem que essa igualdade não existe e nem nunca existiu, a não ser nos discursos demagógicos que logo mais veremos... Basta começar a campanha eleitoral.

   Ontem o programa Fantástico mostrou casos de desvio de verbas municipais bizarros: Um prefeito pintou a cidade inteira com as cores do seu partido, outro comprou cabeças de gado para sua fazenda (desviou mais de 1 milhão de um município que recebe 3 milhões anuais do Fundo de Participação). Outros dois engraçadinhos construíam com dinheiro público respectivamente uma pista para pousar aviões em uma fazenda particular de um amigo e uma casa para uma distinta colega (e nesse caso o pedreiro era funcionário da prefeitura também). Por fim, teve outro que por mês gastava com combustível o equivalente pra chegar à Lua. (não é força de expressão, daria mesmo).

   Como disse, esse são apenas os casos bizarros. Ainda existem os mais camuflados, que passam despercebidos pelo Ministério Público. Pra se ter uma ideia: Tocantins possui 139 municípios, no qual 79 deles estão sendo investigados por improbidade administrativa, ou já tiveram seus prefeitos processados pela Justiça. Quero lembrar que o Brasil tem mais de 5.500 municípios. Porém tudo isso só acontece porque foi o voto da maioria que colocou esses crápulas no Poder. Seria a vontade dessa maioria a vontade geral?

   Obviamente que não. E a gênese de tudo são os interesses particulares. Numa sociedade como a nossa, onde até analfabetos votam, é muito fácil comprar o voto alheio com um milheiro de tijolos, um emprego de carteira assinada para um parente, várias grades de cerveja e carnes para um bom churrasco e a boa e velha distribuição de cestas básicas. Enganam-se quem pensa que o clientelismo ou coronelismo estão mortos. Eles estão vivíssimos e dão a vitória nas urnas para que os “antigos caciques” continuem mamando na “teta do Estado”.

   As massas são manobráveis porque não fazem análise críticas. Apenas seguem as suas emoções, que estão ligadas a falta dos direitos básicos de todo ser humano. O pai que está desempregado, vendo os filhos chorarem de fome vai votar no candidato que promove o assistencialismo e imediatamente faz cessar aquele choro. “Educação pra quê? Se já tiver farinha pra fazer pirão tá ótimo”. Nossa política é pra lá de degenerada... É podre! Suja como uma cloaca. Aí está um bom conceito: Vivemos numa Cloacracia!

3 comentários:

  1. "Procuro alguém pra resolver meu problemas..mas não consigo me encaixar neste esquema"... Onde nós estamos? onde estamos indo? em quem confiamos? Kd a democracia? Kd a realização dos discursos de progresso? kd a igualdade? kd a ordem?
    Os direitos estão ainda presos no papel, a liberdade está presa na ignorância de muitos. E a visão crítica da juventude...acho que pelo menos essa eu tenho visto nas revoltas contra o aumento das passagens do transporte público... será? hahaha ter um posicionamento crítico não é apenas dá uma de revolucionário a curto prazo..vai mais além do que isso...ótimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ter começado por citar João Alexandre....rsrs...vc tem bom gosto pra música...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vc acaba de inventar a melhor definição para o nosso tipo Governo....Show de Bola cara!!!

    ResponderExcluir