segunda-feira, abril 16, 2012

Até Quando?


CENAS LAMENTÁVEIS: INTEGRANTES DA TORCIDA JOVEM ESPANCAM UM ADOLESCENTE

Ontem ocorreu a última rodada do Campeonato Pernambucano de Futebol, e o clásico das multidões entre Sport e Santa Cruz teve o time rubro-negro como vencedor, mantendo-o na primeira colocação da competição estadual. Mas não foi o espetáculo dentro de campo que chamou a atenção, muito menos a festa nas arquibancadas do estádio da Ilha do Retiro. A violência foi mais uma vez o centro das atenções. E a pergunta é: até quando?

Foram vários os focos de briga entre as torcidas organizadas, tanto antes como após a partida, o policiamento teve muito trabalho pra deter os integrantes da Jovem e da Inferno Coral. Duas mortes sendo investigadas, pois parece que a confusão entre as uniformizadas está relacionada com o falecimento de dois adolescentes, uma moça e um rapaz, uma leonina e o outro tricolor, ambos com 19 anos.

Essa não é a primeira vez que isso ocorre no centro do recife, e nem é exclusividade da capital pernambucana. Essa barbárie é comum em todo o país e a cada novo incidente assusta a população pela selvageria sanguinolenta que vai sendo agravada com o passar dos tempos. E a pergunta continua sem resposta: Até quando?

Surgem outros questionamentos, tais como: Aumentar o número de policiais em dias de clássico resolve? Banir as uniformizadas dos estádios é o caminho? Escolta-las até o local da partida ajuda? Rastreiar as redes sociais para que não combinem brigas pela internet funciona? Todas essas medidas podem e até devem ser tomadas, todavia são paliativos que não atingem o cerne da questão: A precariedade de nosso sistema educacional.

Boa parte dos membros das torcidas organizadas são jovens. Estudantes que frequentam escolas, mas que saem delas com pouco ou quase nenhum aprendizado. Instituição moribunda, caindo aos pedaços, a Escola não foi, não está sendo e parece que nunca será prioridade para os governantes brasileiros. Aumentar verba para educação? Não...pois assim não sobrará muito para eles “farrearem” com o dinheiro público.

Recentemente o Fantástico mostrou o quanto a nossa Democracia custa caro. Parlamentares recebendo 18 salários anuais no Maranhão, no Amapá a verba indenizatória chegando na casa dos 100 mil reais; entre outros absurdos. É tanto dinheiro que podia tirar muitas e muitas pessoas da miséria física e intelectual das quais estão aprisionadas, sem nem se dar conta. Enquanto isso, a brutalidade ceifa a nossa juventude e os que ficam insistem em perguntar a si mesmos: Até quando?


5 comentários:

  1. Pois é THIAGO, mais uma vez o que já não é surpresa prá ninguém você vai na direção contrária da opinião pública, quero ver se um dia você não vai aprender GAROTO??? Ouví muitos comentários sobre as terríveis cenas proporcionada pelas torcidas de SPORT e Santa no último domingo, comentários do tipo: "TEM QUE MATAR TODOS ELES","TEM QUE FAZER COM ELES EXATAMENTE O QUE ELES FAZEM COM OS OUTROS","MANDA MATAR ESSES MISERÁVEIS PRÁ VER SE ISSO NÃO ACABA",foram tantos que tomaría todo o meu comentário. Esses comentários vem do clamor popular, vem da opinião pública que demonstra que a barbárie não está só naqueles que em domingos de de futebol saem de suas casas de suas famílias e provocam todo esse caos urbano, a barbárie está nas opiniões populares, está com o poder público, está naqueles que confundem FAZER JUSTIÇA E se vingar, como fazem os bárbaros. Nossa como é complicado buscar soluções para problemas que não são resolvido com simples ações, com ações paliativas, como disse certa vez o sábio do CAGARISTÃO: O BURACO É MAIS EMBAIXO! Aí meu caro irmão, companheiro, amigo THIAGO, vem você com essa FRESCURA de investir em EDUCAÇÃO, investigação prá quê THIAGO? Investir em educação porquê THIAGO? Tenha santa paciência, melhor é exterminar os BÁRBAROS DA FACE DA TERRA, MELHOR MANDAR PRENDER OU MESMO MATAR TODO MUNDO. Fica mais fácil, não dá tanto trabalho, mostra acima de tudo que poder público e sociedade se encontra em suas pequeninas visões de mundo, esse mundo que evoluio tecnologicamente, informatizou seus sistemas, mas infelizmente continua tão BÁRBARO, que nos faz lembrar o tempo dos BÁRBAROS... THIAGO meu irmão sei que é complicado, mas estou contigo nessa de andar na direção contrária, mas lembre-se não estamos só, outros mais andaram assim e viveram felizes, o maior exemplo foi CRISTO, um outro foi GHANDI, que inclusive me inspira a terminra este comentário com uma frase sua: Olho por olho, e o mundo acabará cego.
    Mahatma Gandhi

    ResponderExcluir
  2. Parceiro Luís, aqui está uma boa leitura pra vc:

    O REINO DE DEUS ESTÁ EM VÓS.

    Obra de Liev Tolstói que serviu de inspiração a Gandhi e a Luther King...

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Lamentável...hoje uma reportagem na tv mostrou o livre consumo de drogas em 3 escolas em SP...os meninos usam até dentro da sala de aula...todo esse problema envolve mesmo a decadente educação que nossos jovens recebem...também me pergunto: até quando?

    ResponderExcluir
  4. “ O sofrimento religioso é, ao mesmo tempo, expressão de um sofrimento real e protesto contra um sofrimento real. Suspiro da criatura oprimida, coração de um mundo sem coração, espírito de uma situação sem espírito: a religião é o ópio do povo.” [Karl Marx]. E se temos além do Carnaval, as Micaretas, a TV e tantas outras coisas que servem de paliativo ou que provocam adormecimento, embrutecimento moral (sensações parecidas com as proporcionadas pelo a da religião); O Futebol pode ser considerado hoje o "loló" do povo...

    Jairo Lima. Poeta e Ativista Cultural(Araruna-PB)

    ResponderExcluir
  5. Boa reflexão Jairo, acho apenas que se pensarmos religião, festas populares, tv, futebol como ópio ou mesmo loló para o povo, abriremos espaço para ver a POESIA por este mesmo ângulo, inclusive uma das mais clássicas definições para poesia é a seguinte: A poesia, ou gênero lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; Logo, entendo que seja arte, poesia, futebol, festas populares ou mesmo a religião, não faz com que as pessoas adormeçam ou mesmo vivam em um estado alucinógeno pois o mundo está cheio de pessoas que participam de tais atividades e são intelectuais, formadores de opinião, equilibrados, sensatos... Talvez, o ÓPIO DO SER HUMANO, SEJA A SUA NATUREZA HUMANA E A SUA FALTA DE COMPREENSSÃO DA MESMA!!!

    ResponderExcluir