quinta-feira, abril 19, 2012

Dia do Índio: É pra comemorar?



Há quatro semanas eu tomei uma decisão: Não serei mais um sedentário.  Por isso comecei caminhando e agora que estou num ritmo melhor, me arrisco até a dar uma corridinha. Aos poucos, vejo que os exercícios estão surtindo o efeito que eu esperava... Mas não é sobre minha tentativa de me tornar atleta que gostaria de prosear com vocês. Comecei falando a respeito só porque o horário em que faço isso é no finalzinho da tarde, quando as criancinhas estão saindo das escolas. E hoje as vi com seus cocás de cartolina e os rostinhos pintados. Sagazmente concluí: Puxa! Hoje é dia do Índio.

Já reparou que toda minoria tem uma data comemorativa? É o dia da mulher, da consciência negra, do indígena e por aí vai. Onde está o dia do caucasiano? Se pelo menos essas datas levassem a reflexão os problemas enfrentados por esses grupos minoritários seria bom. Ao invés disso existe uma “exaltação genérica”. Desconhecemos a nossa História, que começa a ser contada com a chegada dos portugueses, e com uma visão eurocêntrica dos fatos. As criancinhas nas escolas pensam que todo índio é igual, faz dança da chuva e celebra Tupã.

Além da imagem deturpada que fazemos dos nossos povos nativos, ainda por cima somos pejorativos e nos achamos superiores a eles. Já vi muita gente falando que esses índios que usam roupa, assistem TV e andam de motocicletas não são mais índios. Como se isso fosse possível. Seria o mesmo que um “branco” deixar de ser “branco” e se tornar indígena por andar pelado e com o corpo tingido.

O senador Wellington Dias (PT-Piauí), que apesar de ter o nome importado dos “States”, é descendente da nação Jê, da tribo de Jaicó, discursou hoje em defesa de um presidente índio para a FUNAI e fez o seguinte questionamento: “Hoje temos mais de três mil índios graduados; temos cerca de 800 índios com pós-graduação. Por que não ter alguém legitimado para lidar sobre esse tema?”

Pois é, os indígenas não são encarados como brasileiros. Não querem inseri-los ao poder público e muito menos dar espaços para que reivindiquem seus direitos. Mantidos isolados, são violados por madeireiros, pecuaristas, agricultores e quando resolvem lutar são taxados de vândalos ou encrenqueiros. O lema do atual governo é: “País rico é país sem pobreza”. Será que pensam em tirar da miséria as diversas tribos acuadas pelos poderosos? E em pensar que por essas terras todo dia era dia de índio...

2 comentários:

  1. Respostas
    1. aos poucos conquista seu espaço Vilma, mas nosso mundo ainda é machista e quando se estabeleceu o Dia Internacional da Mulher é que elas eram minoritárias mesmo na "sociedade produtiva"...Me entende?

      Excluir