segunda-feira, abril 09, 2012

O Quarteto Fantástico e a Concorrência do Mal



POR LUÍS  CARLOS OLIVEIRA*

“Um desastre atinge uma nave espacial, fazendo com que seus cinco tripulantes sofram modificações no seu organismo de forma a ganharem poderes especiais. Reed Richards, o líder do grupo, passa a ter a capacidade de esticar o seu corpo feito de borracha; Sue Storm, sua ex-namorada, ganha poderes que a permitem ficar invisível e criar campos de força; Johnny Storm, irmão de Sue, pode aumentar o calor do seu corpo; enquanto que Ben Grimm tem o seu corpo transformado em pedra e ganha uma força sobre-humana. Ao retornar à Terra e após o acidente, os novos poderes começam a manifestar-se, fazendo com que todos tenham que se adaptar a eles e também à condição de estrelas que os poderes lhes trazem. Depois dessa adaptação eles viram uma equipe de “super heróis...” Mas o quinto integrante do grupo que estava na nave, Victor Von Doom, sofre também uma transformação, capaz de atirar raios e manipular energia. Começa então uma grande batalha entre a equipe de super heróis, ou Quarteto Fantástico e o poderoso vilão Victor Von Doom, que agora é conhecido pelo nome de Doutor Destino.”

Esta é uma sinopse do filme americano Quarteto Fantástico de 2005, dirigido por Tim Story. É a adaptação dos quadrinhos de mesmo nome da Marvel de 1961. Olhando para essa sinopse pude fazer uma analogia com uma realidade presente no meio evangélico especificamente aqui no Brasil e neste encontro entre a ficção e vida real quero ousar e intitular nossa versão com o seguinte título: “O QUARTETO FANTÁSTICO E A CONCORRÊNCIA DO MAL.”

Olhando para os quatro maiores expoentes no momento no meio evangélico, consigo compará-los aos super heróis que protagonizam o HQ, claro que tomarei o devido cuidado para não prostituir quem na ficção só fez o bem e como resultado final venceu o mal. Apresentando o líder maior deste quarteto o Sr. EDI MACEDO, estrelando como o HOMEM BORRACHA, capaz de esticar suas finanças a tal ponto de estar presente em mais de 180 países no mundo com sua igreja a IURD e seu famoso caixa dois a TV RECORD, que mesmo sem ter o alcance da igreja consegue enfileirar em seu quadro de atores e repórteres ex-globais que durante muito tempo fizeram sucesso na TV Brasileira.

Nosso segundo personagem, tem passado meio que despercebido pelos recentes escândalos noticiados pela imprensa: é o nosso quase HOMEM INVÍSIVEL RR SOARES, que apesar de pouca notoriedade midiática está cada vez mais rico com a sua Gravadora Gospel, sua TV por assinatura e sua emissora de rádio, e ao mesmo tempo se torna mais popular entre seus seguidores.

Acrescentado como terceiro entre os quatro (entendam que não estou seguindo uma escala de poder ou mesmo riqueza), vivendo uma VIDA VITORIOSA, cheia de fogo e poder está o TOCHA HUMANA SILAS “MALA” FAIA, hoje quase um artista da Rede Globo, participando de entrevistas e programas da sua desafeta em anos passados, envolvido até o pescoço com campanhas políticas para poder aumentar seu império e manter os seus alienantes programas que estão se alastrando como um câncer na TV aberta pelo Brasil e pelo mundo.

E finalmente o grande vaqueiro, o excepcional cara de pau, ou melhor, de pedra. E por que não chamá-lo HOMEM DE PEDRA? VALDEMIRO SANTIAGO, com seu estilo duro como que uma rocha. O pastor boiadeiro à medida que aumenta suas riquezas comprando gado e fazendas pelo país, arrebanha milhares de pessoas para sua igreja em uma concorrência direta com seus concorrentes na propagação do mal...

Para finalizar, não esqueci do quinto integrante do grupo, que em nosso filme da vida real, não concorrerá contra o quarteto e sim contribuirá para a propagação do mal, ele é exatamente o DIABO, que tem ajudado a articular, manipular, desintegrar e manter alienado milhares de fiéis que tem investido sua fé, seu tempo, seu dinheiro e em muitos casos suas vidas. Alimentando cada vez mais O QUARTETO FANTÁSTICO, suas contas bancárias e seus produtos mais variados possíveis. Que possamos como na ficção vencer o mal com o bem, com a sabedoria, com o não ao cabresto na fé, com o não a alienação. 



* Luís Carlos é Pastor, cinegrafista e torcedor do Sport Clube do Recife. É casado com Rosana e pai do Vítor e da Camila.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Concordo contigo Isabel...ele tava me devendo um texto faz tempo, mas também, quando resolveu pagar fez em grande estilo...que Deus abençoe mais e mais essa mente criativa do Luís...e quanto a você: seja bem-vinda ao Batedeira!!!

      Excluir
  2. Pior de tudo pessoal, é que tem gente que realmente pensa que eles são herois....

    Um dos melhores textos do Batedeira que eu já li, e dessa vez não foi seu Thiagão...hehehe...

    Muito boa essa parceria, vc tá bem de amigos!!!

    ResponderExcluir
  3. Ele continua não decepcionando, usa bem as palavras porque as usa com a verdade.

    ResponderExcluir