quinta-feira, maio 24, 2012

A Vergonhosa Disputa pelo Poder



Sempre que trato assuntos políticos/partidários gosto de frisar que não sou filiado a nenhum deles. Costumo votar em branco e sou inclinado ao anarquismo, mesmo tendo consciência da utopia de colocar tal conceito na práxis social. Essa ressalva é um mecanismo de defesa contra leitores anencéfalos que acham que sabem ler as entrelinhas, quando na verdade distorcem e acusam sem fundamento, o que é bastante esperado no caso das marionetes de partido, que como um auditório de programa ao vivo, aplaude quando a plaquinha sobe dando a ordem para que aplaudam.

Dado os devidos esclarecimentos, vamos ao que interessa: As Prévias do PT para escolher qual será o candidato na disputa das eleições municipais em Outubro. Detalhe: a atual gestão na capital pernambucana é petista. Mas João da Costa, contrariando a lógica, foi impedido de lançar a sua candidatura a reeleição. O deputado Maurício Rands, está de olho na fatia desse bolo, ainda mais num mandato que irá sediar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Existe um melhor trampolim eleitoral que este?

O confronto entre os dois foi rodeado de acusações de fraude, intervenções do Judiciário e uma pitada de lavagem de roupa suja na imprensa. João levou a melhor na apuração, mas seu calvário continuou, pois o resultado não foi homologado. Rands chegou a dizer que se seu adversário fosse o escolhido, haveria um racha irreversível no PT, pois João Paulo, ex-prefeito recifense por dois mandatos, não subiria em um palanque com o seu xará. O deputado afirmou ainda que a coligação ruiria, e 6 candidaturas alternativas entrariam no páreo.

Há poucas horas, saiu à decisão da Executiva Nacional: as prévia do último domingo foi anulada e uma nova consulta foi remarcada para o dia 3 de Junho, adiando a agenda de infelicidades petista e dando um “prato cheio” para os opositores já irem organizando o guia eleitoral coletando frases dos próprios petistas metralhando uns aos outros como, a de Cláudio Ferreira, dizendo que João da Costa é obcecado pelo poder e “pisaria até na mãe” pra não deixar o cargo ou a de Fernando Ferro, que questionou o caráter de Maurício Rands.

Mediante tanta baixaria - típica do programa Casos de Família, exibido pelo SBT durante as tardes - fico a me perguntar: Quando a política brasileira mudará esse seu caráter obsceno? E quando a sociedade vai despertar e não mais tolerar essa torpeza de valores? Esse lamentável episódio me fez lembrar Cazuza. E com seus versos finalizo, ao mesmo tempo em que desabafo: “Não me convidara pra esta festa pobre que os homens armaram pra me convencer. Apagar sem ver toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer…”

2 comentários:

  1. Pois é...
    É o Brasil mostrando a cara e quais são as suas prioridades.
    Que pena que é a da corrupçao e a falta de respeito.
    Só resta saber até quando...

    ResponderExcluir
  2. até quando?
    vixe...infelizmente irá durar por muuuuuuito tempo...

    ResponderExcluir