sexta-feira, agosto 24, 2012

O que Você Fez?


Cristãos numa parada gay em Chicago (EUA) desculpando-se pela Homofobia

Ontem ao ler a Bíblia em busca de um texto para falar num encontro pra jovens no próximo Domingo, me deparei com essas palavras de São Paulo aos Gálatas:

Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.  (Gl 3:26-28)

Refleti muito a cerca dessa unidade esmiuçada pelo Apóstolo dos Gentios e não pude deixar de lado que tal união é fruto da filiação divina alcançada através do Redentor. Todos pertencemos a uma só família. Somos filhos do mesmo Pai. Amados incondicionalmente pelo mesmo que não faz acepção de pessoas. O que te causa, saber que os seres humanos são irmãos?

A mim, tal condição me deixa preocupado. Tal preocupação surgi pelo simples fato de não tratar meus irmãos com o zelo e respeito que o Pai espera que eu tenha. É bem verdade que também sou desrespeitado e agredido por muitos, mas isso não pode servir como desculpa. O parâmetro dos meus atos jamais deve estar embasado nas faltas de outrem para comigo.

Quantas igrejas (me refiro as denominações) ao longo da História apenas segregaram aqueles que estavam “fora dos padrões” sociais, morais e culturais? Acontece que essa culpa não é da Instituição. A igreja é composta por pessoas, temos uma parcela alta nesse ódio famigerado ao diferente. E tudo o que Cristo quer é que nos amemos uns aos outros (Jo 15:12).

Em outra leitura, essa devocional, uma pergunta no relato de Gênesis me intrigou: “O que você fez?” Era Deus questionando Caim por ter matado o seu irmão, sujando assim a terra com sangue. Agora para e pense um pouco: O que você responderia para o Criador, se Ele te questionasse sobre o que você fez para seus irmãos? Eu já tenho minha resposta, só que estou envergonhado demais pra revelar isso aqui e agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário