quarta-feira, novembro 28, 2012

O Petróleo é Nosso Mesmo?



A frase “O Petróleo é Nosso!” foi dita pelo escritor Monteiro Lobato, na época, um dos mais influentes intelectuais do país. Suas palavras serviram de slogan para a campanha que defendia a soberania nacional na exploração do recurso mineral, isso na década de 1940.  A estatal Petrobrás , criada em 1953 na gestão democrática de Getúlio Vargas, é desde então a grande responsável pela produção petrolífera brasileira.

O tão cobiçado “ouro negro” só foi encontrado em 1939, numa cidade baiana, que curiosamente ostenta o nome do escritor paulista: Lobato. Começa então a exploração maciça no Recôncavo Baiano, e é no município de Candeias que se encontra o petróleo acumulado para a atividade comercial. Já em 1963, o monopólio torna-se integral, isto é, controle total do Estado na importação e exportação do produto e seus derivados. Esse monopólio será quebrado trinta anos depois, mais precisamente em 1997.

Hoje o Brasil é autossuficiente em petróleo, e a Petrobrás, que mesmo sendo uma empresa de economia mista, tem como acionista majoritário a União. É a quarta maior petrolífera do mundo, a segunda entre as empresas de capital aberto. E após a descoberta do pré-sal, as ações só subiram. O globo está de olho nos mares tupiniquins. Todos contam os segundos para verem a infinidade de barris sendo negociados pelos quatro cantos do planeta. As previsões de Monteiro Lobato eram verdadeiras: Temos um potencial gigantesco!

Só que não existe mais o sentimento do “Petróleo é Nosso”, não no sentido de Nação. O que existe é “O Petróleo é Meu!”. Mais de 200 mil pessoas foram as ruas do Rio de Janeiro, apelar para que a Presidenta Dilma vete o projeto de lei que redistribui os royalties da produção, equilibrando os ganhos com todos os estados da União. Porém o Rio e o Espírito Santo se sentem lesados. Artistas do porte de Fernanda Montenegro engrossaram o “coro do veta”.

Sexta, ao que tudo indica, ocorrerá um veto parcial, agradando assim a gregos e troianos. Enquanto os olhos da imprensa, políticos e empresários estão focados nessa questão, foi divulgada uma pesquisa realizada por uma empresa de consultoria britânica, em que o Brasil fica em penúltimo lugar, numa lista de 40 países pesquisados, na qualidade educacional. Só a Indonésia teve um resultado pior que o nosso. Pois bem, por essa ótica, Lobato está errado. O utópico achava que a exploração de petróleo colocaria nossa população em outro patamar. Errou feio.

Um comentário: