terça-feira, fevereiro 05, 2013

Vergonha Alheia


Há dois dias, um tele-pastor famoso deu uma entrevista a uma também famosa jornalista e desde então vejo algumas declarações do entrevistado repercutirem na internet, sobretudo nas redes sociais. Muita gente viu e ouviu, outras preferiram ignorar. No clima de octógono de UFC, entrevistadora e entrevistado em alguns momentos se exaltaram ao ponto de (acreditei que) chegarem as “vias de fato”. O público ficou bem dividido, já eu sei bem quem perdeu.

O Evangelho não foi difundido de maneira clara e objetiva para os milhões de telespectadores Brasil afora. O que adianta um pastor estar na mídia e não pregar as Boas-Novas? E o pior: Além de não pregar a essência do ensinamento das Escrituras, fez algo errado. Apostatou da fé. Tentou explicar a “Teologia da Prosperidade”, falou que Deus trabalha numa “Lei de Recompensa”, anulando assim o conceito fundamental da Graça e pra terminar a lambança, usa um texto totalmente fora de seu contexto.

O dito pastor, teve o descaramento de citar Filipenses 3:14 e dizer que Paulo corria atrás de recompensas. Ora, o que o Apóstolo dos Gentios se referia como recompensa era a “Soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” E um pouco antes (verso 11), afirma que deseja “conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação dos seus sofrimentos.” Desse prêmio ninguém fala, né?

Paulo estava preso na ocasião em que escreveu aos irmãos de Filipos. Abandonou todo seu status quo entre os judeus para ser perseguido, torturado, encarcerado e morto. Como escreveu: “O que para mim era ganho, passei a considerar como perda.” Chama de esterco toda a pompa e requinte da sociedade. E então? De qual recompensa estamos falando, afinal? Aparecer na TV com roupas de grife? Esbanjar um patrimônio de 4 milhões de reais e ter a cara-de-pau de falar que abdicou de receber salário das igrejas? Seria a recompensa, ter o status de ser o pastor mais influente na mídia, na política e também o que mais vende livros, CDs e DVDs?

A melhor parte foi quando a entrevistadora chamou de heresia essa lógica de que “Deus recompensa aqueles que lhe são fiéis.” Mesmo não sendo uma conhecedora profunda da Bíblia, percebeu que o argumento não tem bases e que abre precedentes perigosos. Pois bem, senti vergonha alheia, quando vi o homem que se acha porta-voz dos evangélicos no Brasil ser acusado de Heresia por uma jornalista que não confessa o Cristianismo. Uso a palavra vergonha pra suavizar a coisa, porque na verdade, na verdade, sinto repúdio por homens como esse. Mas fica o alerta paulino:

Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão.”
Filipenses 3:2

4 comentários:

  1. Mais um empresário disfarçado de pastor. E quem tiver ouvidos pra ouvir, etc. ^^

    ResponderExcluir
  2. Olha aí a recompensa de Paulo:

    Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!
    Porque, se prego de livre vontade, tenho recompensa; contudo, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma incumbência a mim confiada.
    Qual é, pois, a minha recompensa? Apenas esta: que, pregando o evangelho, eu o apresente gratuitamente, não usando, assim, dos meus direitos ao pregá-lo.

    1 Coríntios 9:16-18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom!

      Esse telepregador é uma necessidade criada pelos consumidores da fé, mas os mesmos o subistituirão quando precisarem de outro discurso que também lhes dê o que anseian - é hedonista tanto o maluco que se satisfaz em viver para convencer religiosos a lhe recompensarem por lhes fazer sentirem-se bem, como os que andam após estas pessoas.

      Excluir
    2. Prazer tê-lo aqui Nonato...Volte mais vezes...

      Excluir