domingo, março 31, 2013

O Deus Inclinado



Hoje, Domingo de Páscoa, esperei uma iluminação para escrever algo a respeito. Não queria usar as passagens da crucificação ou da libertação do cativeiro egípcio. Parece uma tarefa difícil, e na verdade é. Todavia, após uma conversa ao telefone, lembrei-me de um Salmo que me chamou bastante atenção quando o li no ano que se passou. Já o tinha lido antes, mais de uma vez até, só que foi justamente na minha última leitura que “meus olhos abriram” e então eu pude enxergar claramente a mensagem que Deus havia deixado. Tem tudo a ver com Páscoa e eu vou compartilhar com vocês.

O referido Salmo é o de número 113. Antes de continuar, peço encarecidamente que abram as vossas bíblias nele e meditem em cada verso. Em seguida, façam uma oração ao  nosso Pai Celestial e só depois tornem a acompanhar esse texto. Combinado?

Pois bem, espero que a beleza contida nessa porção das Escrituras cause impacto em vocês assim como eu me assombro ao ver o mais lindo paradoxo dos paradoxos. O salmista dá ordens para que louvemos a Deus desde o nascer do Sol, e depois começa a descrever a grandeza dessa divindade. Ele é exaltado sobre toda a Terra, Sua glória ultrapassa os limites da estratosfera. O Universo é o seu lar e nada e ninguém chega perto de sua magnitude. Quem é como o SENHOR, nosso Deus?

O que impressiona não é apenas essa descrição do Deus Grande e Poderoso, o que me deixa perplexo é o que vem logo em seguida: Deus se inclina para ver o que acontece nesse planetinha chamado Terra. Caramba! Já viu alguém falar com uma criança e se inclinar até ficar na mesma altura que ela? É por aí. Deus age semelhante a essa pessoa que se “rebaixa” para dar ouvidos as palavras de um pequenino. E além de observar ou escutar, começa a interceder em favor do necessitado. Ele nos levanta do pó! Ele nos concede um lar! Ele nos enche de alegria!

Em nenhuma outra religião há essa percepção do “Deus Inclinado”. Lembro que na mitologia grega, os deuses vinham conviver entre os homens quando se apaixonavam por algum mortal, e dessa união nasciam os heróis. Mas a visão de uma divindade que se importa tanto com os homens ao ponto de abdicar de sua majestade existe apenas na Bíblia. Davi no Salmo 143 diz a mesma coisa e Paulo em Filipenses 2 fala do “Cristo Esvaziado”. Antigo e Novo Testamento ligados no mesmo conceito. É ou não é uma coisa assombrosa?

Essa inclinação do nosso SENHOR é a essência da Páscoa. Nada comemoraríamos se o mesmo permanecesse indiferente, longe de nossas angústias, de nossas dores, de nossos sentimentos sufocantes. É linda a História do Grande Rei do Universo que largou o esplendor de seu trono e veio habitar na terra dos insignificantes e por eles foi capaz de derramar seu sangue. Agora que você sabe disso, não fique alheio a essa benção. A primeira coisa a se fazer é se inclinar e adorar ao Deus que não mede esforços para te amparar e te dar tudo aquilo que você precisa para ser feliz. Feito isso, compartilhe essa mensagem de amor. Do maior amor do Mundo!

Uma Excelente Páscoa para todos!

Um comentário:

  1. Parabéns o texto é muito edificante o Senhor é especialista em nos surpreender,ELE é apaixonante.

    ResponderExcluir